“Respeito, admiro e confio plenamente na posição do Lupi”, diz líder do PDT na Câmara Federal na CNN


Por Elizângela Isaque
25/04/2025

Parlamentar destaca atuação do atual governo contra esquema de fraudes iniciadas no anterior

Em debate realizado na manhã desta sexta-feira (25) na CNN, o líder da bancada do PDT na Câmara Federal e presidente do partido em Minas Gerais, Dr. Mário Heringer, afirmou plena confiança no ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, na condução da Pasta. Ele também ressaltou que a operação “Sem Desconto”, deflagrada pela força tarefa entre a Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Federal é uma iniciativa do atual governo para combater uma atividade criminosa no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) comprovadamente iniciada no governo anterior.

Em debate, a operação contra o esquema de corrupção realizados por empresas associadas por meio de descontos não autorizados nos vencimentos de aposentados e pensionistas do (INSS). O início das fraudes: 2019.

Em resposta aos argumentos de deputado federal Capitão Alberto Neto (PL- AM), o parlamentar mineiro foi categórico ao manifestar sua confiança em Carlos Lupi, que é ex-ministro do Trabalho e Emprego e presidente nacional licenciado do PDT, e desconstruiu as afirmações oportunistas acerca de um suposto aumento progressivo nos descontos indevidos nos vencimentos dos beneficiários a partir do atual governo.

“Começou escalando em cento e poucos milhões em 2019, duzentos e poucos milhões em 2020, quatrocentos e poucos milhões em 2021, setecentos milhões em 2022. Aí, quando passa para um bilhão, fica parecendo [que houve um aumento muito maior], mas era só dobrando, dobrando, ano a ano. Isso é uma escalada que cresceu, passou desapercebido sob as barbas do governo passado, e esse monte de milhão ver dar em bilhão”, explicou.

”Respeito, e admiro, e confio plenamente na posição do Lupi, mas entendo perfeitamente que, nesse momento, o que se faz necessário é proteger o dinheiro do aposentado, é devolver o dinheiro do aposentado”, asseverou o parlamentar, minutos antes de o MPS divulgar nota anunciando a suspenção imediata dos acordos de cooperação com as empresas envolvidas no esquema apurado e a devolução aos beneficiários dos descontos indevidos a partir dos próximos vencimentos.

Os argumentos do parlamentar também se alinham com as informações divulgadas na nota emitida pela Pasta, que detalham as medidas adotadas pelo INSS a desde de janeiro de 2024, para combater as referidas fraudes.

“E quem fez essa investigação não foi órgão de oposição, foram órgãos de governo, e os órgãos de governo que estão afeitos a esse tipo de ação, investigação, busca de resultado, de compromisso, de culpados. Então, eu dou os parabéns à Controladoria Geral, eu dou os parabéns ao Ministério da Justiça, dou os parabéns à Polícia Federal, porque esse é o trabalho que tem que ser feito”, afirmou Heringer.

Confira na íntegra o posicionamento do deputado federal Dr. Mário Heringer no debate da CNN: