Encontro no Rio Grande do Sul mobiliza parlamentares, dirigentes e lideranças trabalhistas
No encontro do PDT no Rio Grande do Sul, o ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do partido, Carlos Lupi, analisou o cenário político e projetou um crescimento consolidado nas próximas eleições: “Ampliaremos as bancadas em 2026”. Realizado na Câmara de São Leopoldo, na noite desta sexta-feira (11), o encontro mobilizou parlamentares, dirigentes e lideranças trabalhistas da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Para um plenário lotado, Lupi iniciou o discurso exaltando o momento da sigla no estado e destacou o potencial do partido para eleger quadros qualificados para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa.
“Ampliaremos as bancadas em 2026. Temos parlamentares combativos que orgulham a nossa história e conseguiremos ampliar essa base. Para isso, temos que nos organizar para formar chapas fortes e completas e tocar o coração do povo gaúcho, que resiste, persiste e nunca desiste”, afirmou, ao lado dos deputados federais Afonso Motta e Pompeo de Mattos, e do deputado estadual Gerson Burmann.
“Nessa construção, é fundamental a participação de todos. É um chamamento público. A união permitirá que o Trabalhismo siga cada vez mais representativo no Rio Grande do Sul, que é sua origem, e no Brasil”, completou.
Prefeito de Osório e presidente estadual da sigla, Romildo Bolzan mencionou os cenários estadual e locais ao indicar as possibilidades de candidaturas para as disputas de 2026.
“Estamos discutindo, previamente, o nosso planejamento partidário para as eleições, considerando a participação das coordenadorias. É fundamental essa organização estratégica”, avaliou.
“Temos como prioridade de organização das chapas proporcionais, pois queremos fortalecer a participação do partido nos parlamentos. Isso não significa que não poderemos ter candidatura majoritária, com a Juliana Brizola”, acrescentou.
Para a presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista, Juliana Brizola, enfatizou que “o povo precisa do Trabalhismo”.
“Estar ao lado do povo é difícil, tanto que Leonel Brizola teve que viver no exílio. Vanguarda, o PDT tem a melhor proposta para o Brasil e uma militância aguerrida”, garantiu, exaltando legado de Miguelina Vecchio.
“Nós vamos fazer três cadeiras para federal. Vamos retribuir ao partido tudo o que ele fez pelo povo brasileiro. Sou militante do partido e não vou fugir à luta“, finalizou.
O encontro contou ainda com as presenças dos vereadores de Porto Alegre e São Leopoldo, Márcio Bins Ely e Iara Cardoso, respectivamente, bem como parlamentares e lideranças da região.