Leila Barros assume presidência da Comissão do Esporte no Senado

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Ascom senadora Leila Barros
19/02/2025

Senadora chega ao posto com atuação voltada ao fortalecimento das políticas e valorização para setor

A senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) foi escolhida para presidir a Comissão de Esporte (CEsp) do Senado Federal no biênio 2025-2026, sucedendo o senador Romário (PL-RJ). Ex-atleta olímpica e referência no Congresso na defesa do Esporte, Leila chega à presidência da comissão com um histórico de atuação legislativa voltada à valorização de atletas, incentivo ao esporte educacional e fortalecimento das políticas públicas para o setor.

“Vamos trabalhar para fortalecer o setor, garantir oportunidades para os atletas e todos os envolvidos e, acima de tudo, criar ferramentas que ampliem o acesso da sociedade à prática esportiva. O esporte precisa ser um direito acessível a todos, promovendo saúde, bem-estar e lazer para a população.”

Relatora da Lei Geral do Esporte (Lei 14.597/2023), Leila consolidou e modernizou a legislação esportiva brasileira, garantindo mais segurança jurídica para atletas e entidades. A lei estabelece, por exemplo, igualdade entre homens e mulheres nas premiações, determina que pelo menos 30% dos cargos de direção em entidades esportivas sejam ocupados por mulheres e cria novos critérios de financiamento e governança para o setor. Além disso, a norma também estabelece critérios para promover a paz nas arenas esportivas. É a primeira legislação brasileira a combater a homofobia.

Além disso, a senadora articulou a recriação do Ministério do Esporte, trabalhou pela prorrogação da Lei de Incentivo ao Esporte, e foi relatora de importantes legislações para o setor, como a Lei 14.806/2024, que previne o doping acidental, e a Lei 14.614/2023, que ampliou o Bolsa Atleta para gestantes e mães de recém-nascidos.