PDT recebe busto de Getúlio e reafirma legado trabalhista no Brasil


Por Ester Marques
10/12/2024

Encontro celebra legado do estadista e promove o diálogo entre correntes da esquerda no país

A sede nacional do PDT, em Brasília (DF), foi palco de um momento histórico na tarde desta terça-feira (10). A Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) recebeu a doação de um busto em bronze maciço do ex-presidente Getúlio Vargas, uma obra que simboliza o legado do Trabalhismo no Brasil.

O busto fazia parte do acervo histórico da Fundação Ivete Vargas, braço do extinto PTB, agora Partido da Renovação Democrática (PRD), pela união com o Patriotas. A cerimônia foi conduzida por Manoel Dias, presidente da FLB-AP e secretário-geral do PDT, com a presença de Honésio Ferreira, presidente da Fundação Ivete Vargas, e outras lideranças políticas dos dois partidos, entre elas o deputado federal Márcio Honaiser (PDT-MA), representando a bancada pedetista na Câmara dos Deputados.

Honésio Ferreira destacou a importância simbólica do gesto durante seu discurso. “Recebi esse busto e tive a ideia de passar a guarda do Getúlio para o PDT, simbolizando o reconhecimento da legitimidade do PDT como o partido que representa o trabalhismo na história. Isso é um gesto para simbolizar essa mudança e esse futuro que temos pela frente”, afirmou.

Manoel Dias também discursou, expressando gratidão pelo reconhecimento do papel do partido na preservação do legado trabalhista. “Quero agradecer à Fundação Ivete Vargas por nos trazer essa que é o símbolo da nossa história. É um monumento que representa tudo que nós sonhamos e trabalhamos. Estamos há 80 anos acreditando em um Brasil justo, igualitário, democrático e socialista moreno, como dizia Brizola”.