Primeiro senador declaradamente negro do Brasil aparece diante do público em experiência 3D
Desde o feriado da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20), está disponível no Senado Federal a exposição “O Sonho de Abdias”, uma experiência imersiva que homenageia Abdias Nascimento, figura central na luta pelos direitos dos negros no Brasil. Poeta, dramaturgo, pintor e ativista, o pedetista foi o primeiro senador assumidamente negro do país e uma das grandes lideranças trabalhistas que moldaram o modo como o PDT atua em defesa da igualdade racial.
Abdias Nascimento foi pioneiro ao levar para o Congresso Nacional pautas antirracistas e voltadas à valorização da cultura afro-brasileira. Sua militância se estendeu para além da política, com a fundação do Teatro Experimental do Negro e do Museu de Arte Negra, iniciativas que buscaram ampliar o espaço da população negra nas artes, na educação e na sociedade.
A exposição, desenvolvida com tecnologia 3D, permite que os visitantes “encontrem” Abdias em uma narrativa que mescla história e ficção. O ator Rocco Pitanga interpreta o senador, levando o público a um diálogo com a personagem fictícia Camila, uma jovem que visita o Senado e é inspirada pela trajetória do líder negro. Com uma produção audiovisual imersiva, o público pode explorar o Senado Federal enquanto acompanha reflexões sobre o legado de Abdias, a luta por igualdade e o futuro de lideranças negras no Brasil.
A narrativa também destaca a luta de Abdias por abrir caminhos para a população negra em espaços de poder. Uma das cenas do filme relembra que, apesar de outros parlamentares negros já terem passado pelo Senado, ele foi o primeiro a assumir sua negritude e usar seu mandato para defender as causas da população afro-brasileira.
A exposição “O Sonho de Abdias” está disponível no Senado Federal desde o dia 20 de novembro. O filme, com duração de 10 minutos, pode ser assistido gratuitamente no local. Para mais informações, acesse as redes sociais ou o site oficial do Senado.