Amigo do PDT, Arthur Moreira Lima morre aos 84 anos


PDT Nacional
31/10/2024

Pianista interpretou composição que foi a identidade musical do partido por mais de uma década

 

O PDT lamenta profundamente o falecimento de Arthur Moreira Lima, um dos maiores pianistas da história do Brasil, que nos deixou aos 84 anos. A morte foi confirmada pela família, na noite de quarta-feira (30), após duas semanas de internação no Imperial Hospital de Caridade, para tratamento de câncer, em Florianópolis (SC). Seu talento incomparável e paixão pela democratização da música marcaram gerações o tornaram reconhecido internacionalmente.

Moreira Lima interpretou a icônica “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro”, composta pelo compositor, pianista e regente norte-americano Louis Moreau Gottschalk (1829-1869), e que se tornou a abertura oficial dos programas do PDT nas décadas de 1980 e 1990. Perdemos um grande aliado na luta pela inclusão cultural, um verdadeiro parceiro na missão de levar arte e esperança aos mais distantes cantos do país.

Lima transitou com naturalidade no circuito da música erudita, tendo sido elogiado pela sua sensibilidade no piano, apresentou-se ao lado das filarmônicas de Moscou, Berlim e Varsóvia, onde, em 1965, ganhou o segundo lugar no histórico Concurso Chopin, uma das mais altas balizas do piano erudito do mundo. Tal posição o coloca em um lugar onde nenhum outro brasileiro esteve. A vencedora do referido prêmio, a argentina Martha Argerich, nunca deixou de revelar a sua admiração pelo brasileiro.

No PDT

Moreira Lima foi subsecretário de Cultura do Rio de Janeiro durante o governo de Leonel Brizola. Filiado ao PDT, ele foi entusiasta das campanhas presidenciais de Brizola, em 1989 e 1994. Moreira Lima também geriu a Sala Cecília Meireles, no Rio, e atuou como vice-presidente do Theatro Municipal da cidade.

“A música de Arthur Moreira era inclusiva e disponibilizava cultura clássica para o povo, com interpretações que aproximavam o erudito do popular. A melodia tocada por ele embalou as campanhas pedetistas e estiverem presentes na nossa identidade. É uma grande perda”, afirma o ministro da Previdência Social e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi.

Nossos sentimentos à família e aos amigos.

Confira abaixo a composição “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro”, na interpretação de Arthur Moreira Lima.