Duda e Goreth pedem ao MEC informações sobre políticas de saúde mental para professores

Ascom Lid./PDT na Câmara com Assessoria da FSPM
16/10/2024

Deputadas querem saber se existe algum programa de atenção e a quem ele contempla

As deputadas pedetistas Duda Salabert (MG) e Professora Goreth (AP) enviaram o Requerimento de Informação (RIC) 3669/24, ao Ministério da Educação (MEC), em que solicitam esclarecimentos sobre políticas públicas de promoção da saúde mental de professores.

No documento, as parlamentares querem saber, entre outras informações, quantos professores há nas escolas públicas, bem como a quantidade dos que têm mais de uma matrícula em escolas públicas; quantos afastados por motivos relacionados à saúde mental; e, se há políticas públicas em vigor para combater o problema.

As parlamentares argumentam que, nos últimos anos, houve um crescimento significativo do número de professores que enfrentam problemas psicossociais. Nesse sentido, elas questionam quais medidas estão sendo adotadas para preservar a categoria e garantir melhores condições de trabalho.

“Se essas políticas existem, é relevante saber seu alcance, estrutura e impacto. Caso contrário, há a necessidade urgente de criação de iniciativas que garantam suporte psicológico aos professores, prevenindo o adoecimento mental e oferecendo condições de trabalho mais saudáveis”, ressaltam.

A deputada Duda coordena as políticas voltadas para as pessoas LGBTQIAPN+. Já a Professora Goreth, é coordenadora do eixo de Escolas, da Frente Parlamentar Mista pela Promoção da Saúde Mental – FPSM.