PDT Paraná elege primeira vereadora pedetista em Curitiba e o vereador mais jovem em Mandaguaçu

PDT/Paraná
10/10/2024

O partido também alcançou a marca de 10 municípios que irá administrar no próximo ano no estado

O PDT Paraná alcançou vitórias históricas nas eleições do último domingo (6): elegeu a primeira mulher pedetista da história da Câmara de Curitiba e o vereador pedetista mais jovem do Brasil. Laís Leão, aos 31 anos, será a primeira mulher trabalhista a ocupar uma das 38 cadeiras da Câmara Municipal da capital paranaense. Já em Mandaguaçu, o PDT elegeu o estudante Vinícius Vitorette, de apenas 19 anos.

Além disso, em Maringá, sob a presidência da vice-presidente estadual, vereadora professora Ana Lúcia, o partido elegeu a segunda maior bancada da Câmara Municipal, com três representantes.

Num contexto de reorganização partidária, onde o partido conta com apenas um deputado estadual, Goura, que preside o PDT Paraná, e nenhum federal, a sigla conseguiu importantes resultados: elegeu quatro prefeitos e uma prefeita, quatro vice-prefeitos e três vice-prefeitas, 69 vereadores e 15 vereadoras. Isso significa que o partido estará à frente da administração em 10 municípios (em dois foi eleita chapa pura) e terá uma bancada de 84 parlamentares em todas as regiões do estado.

Na capital, onde o partido perdeu dois dos três parlamentares após a janela partidária, o PDT conseguiu reeleger Marcos Vieira e Laís Leão com votações históricas, sendo o homem e a mulher com as maiores votações da bancada progressista.

Reestruturação partidária

Para o presidente do PDT, deputado estadual Goura, esse resultado reflete um trabalho de reestruturação partidária que vem sendo feito desde o início de 2023.

“O PDT vem trabalhando para recompor a sua base e se fortalecer para 2026. É um trabalho de curto, médio e longo prazo. Tivemos vitórias importantes nestas eleições que vão refletir na representação do PDT como uma das principais forças do campo progressista no Paraná”, disse.

Ele destacou que as eleições municipais são sempre relativamente dependentes do cenário na Assembleia e na Câmara Federal, uma vez que quanto mais deputados enviando recurso e fortalecendo suas bases, mais vereadores e prefeitos eles elegem. “Em 2024, sofremos ainda pela derrota de 2022, quando o partido perdeu seu deputado federal e dois deputados estaduais. Mas a política é feita de ciclos e iniciamos agora um processo que fará o PDT grande de novo.”

Administração pedetista

O PDT vai administrar 10 municípios no Paraná. São eles: Barra do Jacaré, com Luiz Fabiano Zanatta; Jataizinho, com Vilsinho Quirino; Luiziana com Edson Liss e o vice-prefeito Zé Borsado; Nova Cantu, com Airton Agnolin, e Renascença com Fabieli Manfredi e a vice-prefeita Elenir Mafifssoni.

Além desses que elegeram prefeitos pedetistas, o partido fará parte da administração de Cruzeiro do Iguaçu, com a vice-prefeita Sandra Guedin Turmina; Imbaú, com o vice-prefeito Davi da Charqueada; Pato Branco, com a vice-prefeita Neuza Viganó; São Jorge D’Oeste com o vice-prefeito Gilmar Paixão, e Vitorino, com o vice-prefeito Edemilson.

Em outros 42 municípios do PDT integrou a coligação de candidaturas majoritárias que foram eleitas.

Vereadores e vereadoras

O vereador Marcos Vieira foi reeleito com 10.405 votos, sendo o mais votado da bancada progressista, e Laís Leão, que disputou o cargo pela primeira vez, foi eleita com 6.954 votos, sendo a mais votada entre as mulheres do campo progressista, composto ainda pelo PT, PSB e pelo PSol.

Já o estudante de Direito Vinicius Vitorette, que tem formação técnica como Bombeiro Civil e Socorrista, foi eleito com 316 votos e é o mais novo do PDT em todo o Brasil. Em dezembro ele completará 20 anos.

Em Maringá, terceiro maior colégio estadual do estado, além da reeleição da vereadora Professora Ana Lúcia, o partido elegeu Ítalo Maroneze e Lemuel do Salvando Vidas.