Trabalhista chegou perto de vencer na primeira etapa e tem projeto sólido para o município
O primeiro turno das eleições em Niterói confirmou o favoritismo de Rodrigo Neves (PDT), que obteve 48,47% dos votos válidos, ficando muito próximo de vencer já na primeira etapa. O trabalhista disputará o segundo turno contra Carlos Jordy (PL), que alcançou 35,59%. A votação expressiva mostra a força da candidatura pedetista e o amplo apoio popular ao projeto do PDT para a cidade. A decisão será em 27 de outubro.
Após o resultado da votação histórica, o candidato do PDT e a vice Isabel Swan foram até a São Domingos, na Praça da Cantareira, na noite desse domingo (6), agradecer os mais de 136 mil votos dos niteroienses, que deram a ampla vitória a candidatura trabalhista na dianteira no segundo turno das eleições municipais. Muitos vereadores eleitos estiveram presentes, além de lideranças comunitárias e políticas, como os deputados Vítor Júnior, Verônica Lima e o ex-deputado Felipe Peixoto. Centenas de eleitores o aguardavam para a comemoração.
“Eu não poderia deixar de vir aqui agradecer a cada um e a cada uma de vocês pela energia e dedicação nessas semana e porque eu tive a maior votação das três eleições que eu disputei para prefeito de nossa cidade. Quero dizer a vocês que vencemos em todas as regiões da cidade. Na Zona Norte, Zona Sul, Região Oceânica, Região Leste, Pendotiba e Largo da Batalha. Vocês estão vendo que eu estou sem voz. Mas eu quero dizer para vocês que a deputada Talíria fez um ato há pouco aqui e já anunciou, independentemente da posição do seu partido, que vai votar no 12 no segundo turno”, disse Rodrigo, já quase sem voz.
Rodrigo lembrou ter feito uma campanha propositiva, apresentando as realizações de seus dois mandatos e propostas para um novo ciclo em Niterói. O trabalhista afirmou que a segunda etapa da disputa eleitoral vai ajudar a fortalecer ainda mais a união de Niterói e as forças democráticas da cidade.
“Na minha vida, como na vida de vocês, nada foi fácil. E a gente tem que entender os desígnios de Deus. Na verdade, às vezes tem uma coisa que acontece, que a gente imagina que não é boa, mas no final das contas, a gente tem certeza que veio para algo melhor. E eu tenho certeza que Deus está preparando e teremos uma grande vitória no dia 27. E vamos trabalhar com amor e dedicação e fazer de Niterói a melhor cidade para viver e ser feliz no Brasil”, ressaltou.
Projetos Sólidos
Rodrigo Neves, ex-prefeito por dois mandatos, destacou ao longo da campanha seus planos para saúde, educação e cultura. Ele prometeu construir centros regionais de exames e especialidades e contratar mais 200 médicos, reafirmando a saúde pública como prioridade. O investimento municipal no setor já cresceu de R$ 50 milhões, em 2013, para R$ 800 milhões em 2023, colocando Niterói como referência em serviços públicos de qualidade.
Na área cultural, Rodrigo recebeu o apoio da classe artística em um encontro no Restaurante Jambeiro. Artistas e produtores elogiaram a atuação de suas gestões anteriores, que fortaleceram a cultura local com projetos como o Programa Arte na Rua e a construção de novos espaços culturais. Para o futuro, ele prometeu mais festivais, a modernização do Niterói Discos e o apoio à cultura comunitária.
A educação de qualidade também está no centro dos planos do candidato. Rodrigo reafirmou que a próxima gestão será marcada pela continuidade dos avanços na rede municipal, mantendo o compromisso histórico do PDT com a emancipação por meio da educação. Segundo ele, Niterói continuará investindo para ser referência em oportunidades e justiça social.
Com o apoio de lideranças comunitárias, da saúde, cultura e segurança pública, Rodrigo Neves segue confiante rumo ao segundo turno, destacando a importância de consolidar o projeto trabalhista para a cidade. Diante do histórico de avanços promovidos pelo PDT na cidade fluminense, a campanha do pedetista está otimista. O maior objetivo é dar continuidade ao trabalho que já transformou Niterói em um exemplo de gestão e qualidade de vida.