PDT lança cartilha Gestão Trabalhista com diretrizes estratégicas de boa governança para os seus candidatos


Por Elizângela Isaque
30/08/2024

Manual é peça fundamental na engrenagem que movimenta a corrida eleitoral de 2024

As campanhas pedetistas para as Eleições 2024 já estão a pleno vapor por todo o Brasil. E bem a tempo para apoiar o desenvolvimento dos planos de ação dos nossos candidatos, já está disponível a cartilha Gestão Trabalhista. Produzida pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), por meio da Comissão de Sistematização, o material é o primeiro e importante fruto do 6º Congresso Nacional do partido, realizado em maio deste ano.

Tendo como pilares os modelos de  “Cidades sustentáveis, democráticas e participativas”, a cartilha  traz como base os fundamentos ideológicos do PDT e as diretrizes estabelecidas em 12 temas que foram desenvolvidos fundamentalmente do resultado de 12 Grupos de Trabalhos, que nortearam o 6º Congresso, e que foram constituídos a partir de um amplo debate e rodadas de discussões, consolidado desde os Encontros Regionais em 2023. E como resultado, a cartilha traz esses 12 eixos de atuação de forma prática para os municípios do país, sobretudo quanto aos requisitos, habilidades, competências e o modelo de gestão trabalhista, que deve ser acompanhado das ações sugeridas.

“A cartilha Gestores Trabalhistas é peça fundamental na engrenagem que movimenta a corrida eleitoral de 2024, em curso em todo o Brasil.  Por meio dela, candidatas e candidatos poderão formular seus planos de ação e proposições pedetistas, com base na cartilha fundamentada em nosso Sexto Congresso. É com muito orgulho que participamos dessa linda construção histórica. Foi realmente uma honra”, afirma Denise Franco, coordenadora da Comissão de Sistematização.

Segundo o professor José Carlos Rassier, diretor do Centro de Formação de Gestores Trabalhistas (CFGT), além de apresentar diretrizes estratégicas, o caráter inovador da cartilha são as concepções afeitas ao ‘modo trabalhista de governar’, contendo orientações a cerca da governança e da implementação de políticas públicas que adota os pilares da sustentabilidade e da inovação gerencial e administrativa.

“Queremos governança compromissada com a efetividade dos resultados a sociedade. Da mesma forma, além de conceitos e princípios, a cartilha traz um conjunto de ações essenciais para promover inclusão e cidadania nas cidades governadas pelo PDT, com a priorização da elevação do IDH [Índice de Desenvolvimento Humano]”, explica o professor, que foi um dos colaboradores na concepção da cartilha.

Clique aqui para ler a cartilha Gestão Trabalhista e saber mais sobre o ‘Modo Trabalhista de Governar’.