PDT fortalece laços diplomáticos com governo do Vietnã em Brasília (DF)

Foto: Alexandre Amarante/Lid. PDT na Câmara

Por Elizângela Isaque
27/08/2024

Encontro consolida relação para ações conjuntas de cooperação entre o partido Comunista e a FBL-AP

O PDT, por meio da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e de sua bancada na Câmara Federal, segue firme no propósito de estabelecer e fortalecer laços bilaterais com países cuja prática socialista tem sido exemplo de crescimento econômico, diminuição progressiva das desigualdades sociais e busca contínua de garantia de direitos fundamentais para suas populações. E nesta terça-feira (27), foi a vez de os dirigentes trabalhistas receberem a comitiva do Partido Comunista do Vietnã, na sede nacional do partido em Brasília (DF).

Liderada pelo secretário do Comitê Central do Partido Comunista e presidente da Comissão de Informação e Educação do Comitê de Informação e Educação, Nguyen Trong Nghia, e pelo embaixador do Vietnã no Brasil, Bui Van Nhgi, a delegação vietnamita, foi calorosamente recebida pelo ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, pelo presidente interino da legenda e líder da Maioria da Câmara dos Deputados, André Figueiredo, virtualmente pelo secretário-geral do PDT e presidente da FLB-AB, Manoel Dias e pelo secretário nacional adjunto do partido, André Menegotto.

Em sua saudação à comitiva, Lupi destacou a admiração e o respeito do partido pela luta do povo vietnamita, que, nas palavras do ministro, foi um grande exemplo para toda uma geração de jovens que sonhavam com uma sociedade mais justa e mais fraterna. “O Vietnã sempre foi uma referência da luta pela resistência dos nossos companheiros. Estamos à inteira disposição do for possível e impossível”.

Já André Figueiredo ressaltou o excelente relacionamento do Brasil com o Vietnã e a importância de se fortalecer ainda mais essa parceria do PDT com o governo daquele país, que tem sido fomentada pela atuação do deputado federal Márcio Honaiser (PDT-MA), atual presidente da Frente Parlamentar Brasil Vietnã e responsável por apresentar, em ocasião anterior,  os dirigentes pedetistas com o embaixador Bui Van Nhgi.

“Esperamos estabelecer grandes parcerias, assim como já temos um excelente relacionamento com o partido comunista Chinês”, disse o deputado. André Figueiredo também resgatou a visita do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva ao Vietnã, em 2008, por ocasião do seu segundo mandado à frente da nação, e a atuação do presidente do Vietnã na cúpula do G20, ocasião em que os dois países estabeleceram importantes acordos comerciais entre si.

Exemplo mútuo

Na linha de Lupi, Manoel Dias, também afirmou que a luta do Vietnã por sua independência, na década de 1970, foi um grande incentivo para os jovens que, como ele, vivenciaram aquela período de forma particular.

“A guerra do Vietnã foi uma grande orientação que nos deram, no sentido de nos organizarmos na luta em favor das mudanças”, disse o secretário-geral do PDT, que reforçou a intenção da realização de projetos futuros entre o PDT e o partido Comunista vietnamita por meio da FLB-AP.

“Queremos aumentar a relação da nossa Fundação com o partido Comunista do Vietnã para, juntos, elaborarmos programas para ajudar o mundo a melhorar, por meio de um movimento justo, democrático e socialista. Quero demonstrar a nossa admiração, pelo que vocês construíram, pelo desenvolvimento que hoje alcançou o Vientã, um modelo para muitos países do mundo, mostrando o que é possível se fazer em união da classe trabalhadora com um sistema democrático e socialista, como o que vocês conquistaram. Parabéns!”, asseverou Manoel Dias.

Ao destacar o importante papel desempenhado pelo PDT para o fortalecimento da democracia brasileira, Nguyen Trong Nghia revelou a expectativa do governo do Vietnã com a consolidação dessa parceria, para a continuidade do progresso do país asiático.

“O PDT é um grande representante do Trabalhismo, que ocupa uma posição muito importante na vida dos brasileiros. Esperamos que o partido seja a direção para afirmarmos as relações de cooperação em Cau Dien [Em Hanoi, capital do Vietnã] a novos patamares, para continuarmos a seguir na direção da cooperação estratégica entre os dois países. Espero também que os camaradas prestem atenção à nossa promoção para fortalecer a cooperação em comércio, economia, cultura e social, como educação, esportes e aprendizagem científica”, declarou Nguyen Trong Nghia.

Para o secretário, a troca de conhecimento com o PDT deve ser estabelecida tanto no âmbito teórico, a exemplo do aprendizado acerca das bandeiras do PDT e da ideologia do Trabalhismo, passando pelo legado de líderes históricos de ambas as nações, quanto no aprendizado a partir das experiência relacionadas a uma série de questões que interessam aos dois partidos, “especialmente em fóruns regionais e multilaterais, para nos apoiamos mutuamente, para que a liberdade possa ser reforçada”.