Morre Clóvis Brigagão, signatário da Carta de Lisboa e biógrafo de Leonel Brizola

Wellington Penalva
26/08/2024

Cientista político foi figura central na formação do PDT e parceiro de longa data do líder trabalhista gaúcho

O cientista político Clóvis Brigagão, nome importante na história do Trabalhismo brasileiro, faleceu nesta madrugada, aos 87 anos, no hospital Copa D’Or, onde estava internado há cerca de um mês. Doutor em Ciências Políticas, Brigagão foi um dos signatários da histórica Carta de Lisboa e desempenhou um papel fundamental na formação do PDT ao lado de Leonel Brizola.

Amigo próximo e ex-assessor de Brizola desde os tempos do exílio, Brigagão esteve presente em momentos decisivos da trajetória do líder trabalhista. Em 1978, ele participou do encontro dos trabalhistas em Portugal, contribuindo para a divulgação da Carta de Lisboa, documento que marcou o início da refundação do Trabalhismo no Brasil. Essa colaboração se estendeu até o retorno ao país com a anistia em 1979, quando se dedicou à reorganização do movimento trabalhista brasileiro.

Em 2015, Brigagão e o jornalista e escritor Trajano Ribeiro lançaram a biografia “Brizola”, que é considerada uma das obras mais completas sobre a vida do ex-governador e líder trabalhista. O livro consolidou Clóvis como um dos principais estudiosos e defensores do legado de Brizola.

Há cerca de dois anos, Brigagão concedeu uma entrevista ao Centro de Memória Trabalhista (CMT), onde compartilhou memórias e reflexões sobre sua trajetória. Em uma de suas declarações, ele destacou: “O trabalhismo sempre foi a força motriz das mudanças sociais no Brasil, e Brizola personificou essa luta como ninguém. A Carta de Lisboa foi o marco da nossa resistência, e a partir dela, o PDT se consolidou como o verdadeiro herdeiro desse legado”. Essa entrevista está disponível no canal do CMT no YouTube, clique aqui e assista.

A trajetória de Clóvis Brigagão reflete seu compromisso inabalável com a defesa dos ideais trabalhistas e sua parceria estratégica com Leonel Brizola, desde a resistência ao regime militar até a construção do PDT. Sua contribuição para o partido e para a história política do Brasil será lembrada com profundo respeito e admiração.