PDT sai na frente e formaliza adesão à Plataforma Cidades Sustentáveis

Wellington Penalva
22/08/2024

Partido é pioneiro na iniciativa e já teve gestão premiada pelo fomento e investimento em sustentabilidade

O 6º Congresso Nacional do PDT deixou um legado fundamental: o partido aderiu à Plataforma Cidades Sustentáveis. A iniciativa visa promover o desenvolvimento urbano sustentável em municípios de todo o Brasil, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e à Agenda 2030. Uma gestão pedetista, inclusive, foi campeã da categoria em 2023.

A Plataforma Cidades Sustentáveis é um sistema aberto e de acesso livre que oferece ferramentas e metodologias para apoiar gestores municipais na construção de cidades mais justas, saudáveis e resilientes.

“A Plataforma Cidades Sustentáveis é uma proposta das mais completas para uma cidade justa, saudável e com desenvolvimento sustentável”, afirmou o professor Nelton Frederich, reforçando a importância dessa adesão para o PDT e para o Brasil.

O ato solene de adesão, realizado durante o Congresso, teve a presença da coordenadora nacional do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, com as figuras chave do PDT, incluindo Manoel Dias, presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e secretário-geral do PDT, e André Menegotto, secretário-geral da FLB-AP e secretário nacional adjunto do partido. Ambos reforçaram a relevância desse compromisso para as diretrizes políticas do PDT. além de ,

Sob a gestão pedetista do prefeito Axel Grael, Niterói (RJ) foi reconhecida no ano passado como a cidade mais sustentável do Brasil, um marco que ilustra o sucesso das diretrizes da plataforma quando aplicadas na prática.

“No ano passado, o primeiro lugar no Brasil foi exatamente a gestão do PDT. Niterói teve o primeiro lugar de cidades sustentáveis”, destacou o professor Frederich, sublinhando o compromisso pedetista com a pauta.

O partido vê, na adesão à Plataforma Cidades Sustentáveis, uma oportunidade de liderar o movimento por municípios mais inclusivos e resilientes.

“O PDT foi o primeiro, através do nosso presidente da Fundação, a firmar o compromisso para que os seus candidatos e prefeitos eleitos, vereadores, etc. possam adotar essa plataforma,” afirmou Nelton. O compromisso trabalhista com a sustentabilidade está agora integrado nas propostas de governo de seus candidatos.

Ao adotar a Plataforma Cidades Sustentáveis, o PDT reafirma seu compromisso com uma gestão municipal que contempla todos os 12 eixos temáticos propostos pela plataforma, que vão desde governança transparente e participação social, até a promoção de uma economia local sustentável e a melhoria do ambiente urbano.