Pedetista pré-candidato a vereador da capital goiana fala da influência do PND de Ciro Gomes em sua campanha
Caio Camilo é engenheiro de controle, graduado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), e ex-servidor municipal da Educação. Filiado ao PDT há cinco anos, ele tem uma trajetória marcada pela atuação na Juventude do PDT e no movimento estudantil. Agora, como pré-candidato a vereador por Goiânia, Caio traz em suas propostas a criação de um Projeto Municipal de Desenvolvimento, inspirado no Projeto Nacional de Desenvolvimento de Ciro Gomes.
O objetivo de Camilo é desenvolver a cidade com um planejamento estratégico que inclua a participação ativa da sociedade civil, garantindo obras e políticas públicas que atendam às necessidades mais urgentes da população. Além disso, Caio destaca a importância da valorização dos profissionais da Educação e a implementação de políticas públicas que beneficiem a classe trabalhadora.
Portal PDT: É a primeira vez que concorre em uma eleição? O que te fez tomar essa decisão?
Caio Camilo: Sim, é a primeira vez que eu disputo uma eleição. Eu tomei essa decisão depois de ser filiado há cinco anos no PDT, de atuar na Juventude do partido e no movimento estudantil. Mas acredito que o desejo surgiu muito antes, quando eu entendi que as políticas públicas são essenciais para melhorar a vida dos trabalhadores.
Eu, por exemplo, estudei a vida toda em escola pública, usei o Bolsa Família quando criança e entrei por cotas econômicas na faculdade. Em todo esse período, mesmo quando criança, tive que conciliar trabalho e estudo. Eu entendi a necessidade de políticos que trabalham por políticas públicas que beneficiam a classe trabalhadora.
O PDT é o caminho que eu encontrei para lutar por essas políticas públicas, porque acredito que o Trabalhismo é o que melhor representa os trabalhadores brasileiros, com líderes como Brizola, Abdias Nascimento, Darcy Ribeiro, Lélia Gonzalez e, mais recentemente, Ciro Gomes. Então, não é uma decisão precipitada, é um caminho construído até aqui, e acredito que esse é o momento de fortalecer os trabalhadores com uma pré-candidatura que represente nossas demandas.
Portal PDT: Qual o carro chefe de suas propostas para uma futura atuação como vereador?
Caio Camilo: Eu defendo que Goiânia tenha um Projeto Municipal de Desenvolvimento feito pela prefeitura junto à sociedade civil. Assim, conseguimos pensar Goiânia em suas necessidades mais urgentes e as necessidades que levarão mais anos a serem feitas com planejamento, evitando atrasos absurdos em obras essenciais para a população, como o BRT que está há nove anos em construção e até hoje não ficou pronto.
Outra defesa da minha pré-candidatura é o plano de carreira dos servidores administrativos da Educação. Eu já fui um auxiliar de professor e sei que o salário é baixo, na verdade, é o salário mais baixo de toda a prefeitura. Educação sempre será uma bandeira fundamental para defender, e valorizar os profissionais é muito importante!
Portal PDT: Seu projeto é baseado no PND de Ciro Gomes. Por que escolheu as propostas do ex-ministro como base?
Caio Camilo: A ideia de um Projeto Municipal de Desenvolvimento surgiu a partir do Projeto Nacional de Desenvolvimento que Ciro Gomes propôs em sua campanha para presidente. O projeto de Ciro busca desenvolver nosso país com soberania, nacionalismo e, acima de tudo, qualidade de vida para os brasileiros. Então, não há erro em se inspirar em um projeto tão valoroso, que pode ajudar nossa cidade a ser melhor para todos aqueles que aqui moram. Ciro chegou ao PDT após muitos anos de caminhada política, mas acredito que suas ideias se encaixaram perfeitamente no trabalhismo, e por esses motivos escolhi me inspirar no PND.
Portal PDT: De que forma sua campanha se alinha aos ideais trabalhistas defendidos pelo PDT?
Caio Camilo: Primeiro, na defesa da Educação e da valorização dos profissionais da Educação, isso sempre foi uma bandeira do PDT de Darcy Ribeiro e de Brizola, que juntos fizeram as primeiras escolas de tempo integral do Brasil. Sempre válido lembrar que Brizola é o maior construtor de escolas do mundo e, quando foi governador do Rio de Janeiro, chegou a gastar 40% do orçamento público com Educação. A defesa de um Projeto Municipal de Desenvolvimento também se alinha com os ideais trabalhistas de desenvolvimento e crescimento econômico com justiça social.
Portal PDT: Você escreveu um artigo sobre a necessidade de um projeto de desenvolvimento para Goiânia. Quais são as maiores deficiências do município e o que você propõe para supri-las?
Caio Camilo: Escrevi um artigo sobre a necessidade de um Projeto Municipal de Desenvolvimento. No próprio artigo, considero alguns pontos que Goiânia precisa melhorar. Um deles é o transporte público. Nossa capital não tem metrô e nem BRT. O BRT de Goiânia, que era para estar pronto em 2019, já se arrasta por nove anos em construção e não tem uma data definitiva de conclusão. Outro ponto é o setor Novo Mundo, que fica na região leste, sem nenhum parque para a população que mora ali.
Goiânia também tem inúmeras obras paradas sem data e previsão de conclusão, algumas dessas obras inclusive são creches. A questão de vagas em creches para crianças é fundamental, porque quando uma família consegue deixar uma criança na creche, o pai e a mãe podem voltar a trabalhar, possibilitando duas rendas para a família.
Claro que existem mais pontos a serem discutidos sobre nossa cidade e acredito que essas necessidades serão supridas com um Projeto Municipal de Desenvolvimento. Eu defendo que o projeto deva ser feito com a estrutura do poder público, por quem já trabalha há anos nas repartições públicas e entende bem as necessidades do povo. Além disso, deve escutar a população, os empresários e todos aqueles que contribuem com Goiânia.
Portal PDT: Existe algum projeto que pretende apresentar em especial?
Caio Camilo: Com certeza, um projeto do plano de carreira dos servidores administrativos da Educação, que hoje têm o menor salário de toda prefeitura de Goiânia. Projeto para que bairros onde não tem parque ou área verde passem a ter um. Precisamos de todas as crianças em escolas, então aquelas que não encontrarem vagas em creches do município devem ter um programa para garantir o direito dessa família em creches particulares, sem ser necessário entrar na justiça para isso.
Portal PDT: Como será pautada a sua atuação no legislativo municipal?
Caio Camilo: Com certeza com muita fiscalização ao Poder Executivo, para que as demandas do povo não atrasem, as obras não parem e tudo seja cumprido, além de leis que sejam primordiais ao povo como as que já citei. Hoje, a maioria dos vereadores não faz a fiscalização devida e isso é uma das maiores funções dos vereadores, além de produção de leis.
Claro que também não será uma atuação apenas de embate, precisamos estar dispostos a trabalhar junto de todos os poderes para aquilo que seja o melhor para a população. E, claro, o mais importante, um gabinete que seja aberto ao povo e, mais do que isso, com constante visita a bairros mais carentes para ouvir o povo e ver de perto todas as demandas.
Essa foi nossa entrevista com Caio Camilo, que traz uma visão trabalhista e compromissada com o desenvolvimento de Goiânia. Fique ligado no Portal do PDT para mais informações sobre nossos candidatos e suas propostas.