6º Congresso Nacional do PDT avança com discussões nos Grupos de Trabalho


Por Wellington Penalva e Ester Marques
24/05/2024

Segundo dia de evento marca posicionamento pedetista em 12 áreas de atuação

 

Hoje (24), segundo dia do 6º Congresso Nacional do PDT, os 12 Grupos de Trabalho (GTs) se reuniram nas salas de comissão da Câmara dos Deputados. Com temas variados, esses GTs têm como objetivo discutir e formular diretrizes que nortearão a atuação do partido nas áreas de Educação, Trabalho, Meio Ambiente, Saúde, Cidades Sustentáveis, Segurança Alimentar, Ciência e Tecnologia, Justiça, Cultura, Direitos Humanos, Política Econômica, e Organização Partidária.

Os debates de hoje foram intensos e produtivos, com os participantes se dedicando a finalizar os relatórios que serão apresentados amanhã, último dia do evento. Essas diretrizes, ao serem aprovadas, formarão um documento unificado com orientações claras para cada área, norteando a atuação do PDT nos próximos anos.

Um seguimento de primordial importância para o partido é a Educação. Os pedetistas entendem que é por meio dela que se constrói um tecido social forte, capaz de garantir uma experiência nacional soberana e benéfica a todos. Sobre o tema, o ministro da Previdência Social e presidente licenciado da legenda, Carlos Lupi, fez uma declaração definitiva para os pedetistas:

“Quando Brizola foi massacrado no Rio de Janeiro por construir os CIEPs, escolas de tempo integral, e diziam ‘ah! O CIEP é caro, gasta muito dinheiro’ – era em torno de um milhão e meio de dólares para manter –, Brizola respondia assim: ‘cara é a ignorância’. Um preso equivale ao gasto com quatro crianças em escola de tempo integral. Faça a opção! Nós temos que levantar isso para a sociedade e duvido que não entendam. Para isso, precisamos nos aproximar dela”, declarou o ministro pedetista.

De acordo com o secretário-geral do PDT e presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Manoel Dias, o trabalho dos GTs renovam e dão ainda mais sentido ao partido cuja principal missão é promover a consciência coletiva do povo brasileiro.

“Temos que rever muita coisa e reconstruir o nosso partido. Não somos nós que vamos salvar o povo brasileiro. Nossa tarefa é organizar o povo para fazer a revolução. As mudanças não acontecem de cima para baixo, mas sim de baixo para cima. Então precisamos organizar o povo em núcleos de base”, explicou Manoel Dias.

As reuniões foram híbridas – presenciais e online –, o que possibilitou a participação de milhares de pedetistas ao redor do Brasil. A presença do Rio Grande do Sul, fundamental e necessária, foi possível graças a este modelo misto, o que garantiu as contribuições de muitos pedetistas gaúchos.

Destaques

Entre os 12 GTs, destacamos os de Trabalho, Empregabilidade e Renda; Educação Integral e Inclusiva; e Meio Ambiente, Sustentabilidade e Crise Climática, que trouxeram contribuições significativas para as discussões do dia.

GT de Trabalho, Empregabilidade e Renda – Coordenado por Antônio Neto, presidente do PDT de São Paulo, o GT de Trabalho, Empregabilidade e Renda discutiu formas de aperfeiçoar as relações trabalhistas brasileiras e garantir direitos a todos os trabalhadores. O grupo busca modernizar a legislação, incluindo também novas formas de trabalho, para assegurar a proteção de todos os trabalhadores.

“Nosso principal ponto é construir um novo Código Brasileiro de Trabalho que amplie as conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras, incluindo as convenções internacionais, exatamente como Ciro Gomes fez em seu programa de governo. Este código deve incluir também os trabalhadores por aplicativos e acabar de vez com o sucateamento dos direitos trabalhistas”, explicou Neto.

GT de Educação Integral e Inclusiva – A deputada federal Professora Goreth coordena o GT de Educação Integral e Inclusiva, que tem como base a experiência dos CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública), uma das principais iniciativas educacionais do partido. O grupo discute políticas públicas que garantam educação de qualidade e assistência aos alunos e suas comunidades, visando um sistema educacional inclusivo e abrangente.

“Hoje estamos dialogando, especialmente, sobre educação integral e inclusiva que é extremamente necessária para este país. Nós não podemos apenas ter escolas de turno único, onde não conseguimos cuidar da primeira infância e dos ensinos fundamental e médio. Precisamos superar esse desafio e entregar ensino integral de qualidade para todos os estudantes”, afirmou.

GT de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Crise Climática – O recente desastre climático no Rio Grande do Sul destacou a importância do GT de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Crise Climática, coordenado pelo professor Nelton Friedrich. Este grupo se debruçou sobre as crises ambientais e climáticas, propondo ações para um desenvolvimento sustentável.

“Ao Trabalhismo não cabe apenas mitigar e adaptar. Se não transformar, se não for para outro modelo de desenvolvimento, se não construirmos outro paradigma, de nada adiantarão os nossos esforços. Que o PDT possa ser um defensor do paradigma do cuidado. Ou a gente cuida ou não vamos viver por muito tempo”, afirmou Nelton

O GT propõe soluções inovadoras para enfrentar os desafios ambientais e promover a sustentabilidade, com um olhar especial para o impacto das mudanças climáticas e a preservação dos recursos naturais.

As atividades do 6º Congresso Nacional do PDT continuam amanhã e serão transmitidas ao vivo pelos canais do partido. Acompanhe!