Realizado virtualmente, este foi o primeiro de quatro encontros que compõem a formação, que recebeu inscrições de vários estados do Brasil
Mais de 200 pessoas participaram do primeiro módulo do Curso de Formação Política para Candidatas e Candidatos do PDT Paraná, realizado na terça-feira (30). O primeiro encontro teve como tema: Bases do Trabalhismo e Política Local. Realizado virtualmente, este foi o primeiro de quatro encontros que compõem a formação.
Participaram como palestrante deste primeiro módulo o presidente do PDT Paraná, deputado estadual Goura, o vice-presidente da FLB-AP no Paraná, advogado e doutorando em Políticas Pública, Cristiano Dionísio, a vice-presidente do PDT Paraná e presidente do PDT Maringá, vereadora Professora Ana Lúcia, e o vice-presidente do PDT Curitiba, vereador Marcos Vieira.
A mediação foi feita pela conselheira política da FLB-AP, professora doutora em Direito Eleitoral, Desiree Salgado. O secretário nacional de Núcleos de Base da FLB-AP, João Cyrillo, deu às boas-vindas a todas as pessoas que participaram do curso.
O objetivo desse primeiro encontro foi compreender as bases do trabalhismo, a importância da política local e o papel das candidaturas majoritária e proporcional.
Nesse sentido, foram abordados especificamente: o papel da prefeitura, as diferenças entre uma candidatura à prefeitura e uma candidatura à vereança, o que faz a Câmara e as funções parlamentares, competências municipais e o ciclo de políticas públicas.
Mais de 370 pessoas, de vários estados do Brasil, se inscreveram para o curso. Em muitos municípios, o diretório municipal reuniu as pré-candidaturas em um único local para participar do primeiro módulo.
O curso tem uma carga horária total de oito horas, é totalmente online e gratuito e terá certificação pela Universidade Aberta Leonel Brizola (ULB).
Importância da formação política
O presidente Goura ressaltou que no Paraná o PDT, junto com a Fundação, está fazendo um esforço de pensar a política partidária numa perspectiva de curto, médio e longo prazo.
“Diferente de outros partidos, o PDT tem sim uma história e uma história que muito nos orgulha. Tem um presente e tem um futuro para a gente construir. E é isso que a gente quer proporcionar, que todo mundo tenha essa formação política presente, esse desenvolvimento gradual de uma consciência maior sobre as cidades, sobre os direitos e sobre as políticas públicas como um todo”, afirmou.
Para o vice-presidente da FLB-AP, Cristiano Dionísio, a formação é fundamental para todas as pessoas que pretendem entrar na política eleitoral ou mesmo na construção da política partidária.
“E esse é o papel da Fundação, proporcionar instrumentos que possam orientar, com base no trabalhismo e no programa defendido pelo PDT, todas as nossas candidaturas para que possamos desenvolver campanhas sólidas e bem estruturadas”, afirmou.
Estrutura do curso
O Curso de Formação Política tem como objetivo geral apresentar noções essenciais para uma candidatura competitiva nas eleições municipais com conhecimentos práticos das regras de campanhas e das estratégias de comunicação, com informações sobre as competências dos cargos eletivos municipais.
Para isso, ele foi estruturado em quatro encontros. Além deste inicial estão programados os seguintes módulos:
Encontro 2 – Planejando a candidatura (14/05)
Objetivo: Desenvolver um plano de campanha eficaz, incluindo estratégias de comunicação e mobilização do eleitorado.
Encontro 3 – Regras de financiamento e prestação de contas (28/05)
Objetivo: Familiarizar-se com a legislação eleitoral e entender como gerenciar as finanças de pré-campanha e campanha de forma transparente e dentro dos limites legais.
Encontro 4 – Campanha nas Redes Sociais / Impulsionamento e análise de público-alvo (11/06)
Objetivo: Noções para utilizar efetivamente as redes sociais na campanha eleitoral.
Palestrantes
A FLB-AP e o PDT Paraná reuniram um time qualificado para a formação. Além dos palestrantes do primeiro módulo, participarão no decorrer do curso a deputada federal Duda Salabert, a professora Desiree Salgado, a advogada Juliana Bertholdi, o estrategista político Giuliano Salvarani, a jornalista especialista em redes sociais, Virgínia Moraes, o publicitário Camilo Deliberalli, a contabilista Cláudia Barreto, o secretário de Projetos da FLB-AP Paraná, Juliano Pietzack, a secretária de Comunicação PDT Paraná, Roberta Cibin, a secretária de Comunicação FLB-AP Paraná, Marcia Raquel, presidente da JS Paraná Luan Azevedo e a Secretária de Nucleação FLB-AP Paraná Jeane Islena.
Inscrições:
Para quem perdeu o primeiro módulo, ainda dá tempo de se inscrever e participar dos outros três. Para isso, é só acessar o link abaixo e preencher o formulário.