Os deputados pedetistas do Ceará André Figueiredo e Eduardo Bismarck estão em missão oficial em Barcelona, na Espanha, onde participam, com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho e outros deputados, do Mobile World Congress (MWC) 2024.
O evento é promovido pela GSM Association (GSMA), organização do setor que representa os interesses de mais de 1,1 mil operadoras e empresas ligadas à conectividade em todo o planeta.
A comitiva do PDT defende a taxação das grandes plataformas de internet para financiar a inclusão digital no Brasil. A agenda reúne executivos de grandes empresas do setor, como Google e Amazon, além de fabricantes como Ericson, Huawei, Qualcomm, Starlink e Nokia.
Para Bismarck, essa é a grande oportunidade para debater temas importantes “como a regulamentação do uso da inteligência artificial que faremos esse ano, através do projeto de lei de minha autoria (21/20). ”
André Figueiredo é autor de diversas propostas em análise na Câmara que tratam do tema, como o Projeto de Lei Complementar (PLP) 81/22, que proibe contigenciar de recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações – FUNTTEL.
O FUNTTEL tem como objetivo estimular o processo de inovação tecnológica, incentivar a capacitação de recursos humanos, fomentar a geração de empregos e promover o acesso de pequenas e médias empresas a recursos de capital, de modo a ampliar a competitividade da indústria brasileira de telecomunicações.