“Não haverá civilidade humana se o racismo persistir, se a violência contra todos nós persistir e for naturalizada e institucionalizada como ela é”
O vereador por Aracaju, Professor Bittencourt (PDT), participou na última quarta-feira (12), do Encontro Nacional de Parlamentares Negras e Negros, que aconteceu em Brasília (DF). O evento foi organizado pelos partidos que compõem a Frente Ampla de apoio ao governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert, com a presença de deputados e senadores afro descentenes de todos os níveis da Federação, além de representações partidárias da Frente.
O encontro teve o objetivo de construir uma Rede Nacional de Parlamentares Negras e Negros, que deverá congregar a participação de parlamentares federais, estaduais e distritais, além de vereadores das capitais e cidades polo dos diversos partidos que compõem a frente democrática de apoio ao atual Governo Federal.
Representando Sergipe, Bittencourt foi o único parlamentar do Estado que participou do evento e compôs a mesa. Em sua fala de abertura, ele destacou a importância de incentivar o povo negro a participar da política.
“O negro, ao longo de sua trajetória, tem sido vítima de todo um processo de desumanização, porque a elite precisa desconstruir o que há de humano, de capacidade e inteligência criativa de nós, negros e negras, para que ela possa reafirmar a violência da sua sujeição. Nós somos aqueles que resistiram à escravidão. Nós somos a resistência do plano da política, e é o instrumento da política que haverá de fazer de nós, cada vez mais, protagonistas da nossa história”.
“Nós vereadores temos um papel muito importante na construção de políticas públicas em favor das minorias negras das mulheres. Nessa luta precisamos abraçar todos e todas. A gente precisa reafirmar que essa é uma luta em favor da reafirmação da civilidade humana. Não haverá civilidade humana se o racismo persistir, se a violência contra todos nós persistir e for naturalizada e institucionalizada como ela é. Precisamos, cada vez mais, incentivar o preto e a preta a participar do campo da política, para que a casa parlamentar municipal seja o grande caminho de abertura de flancos para que outros homens e mulheres possam participar”, destacou.
Durante o discurso, Bittencourt pontuou algumas das suas ações apresentadas na Câmara Municipal de Aracaju que reforçam a pauta do movimento negro, a exemplo do Projeto de Resolução que criou a Frente Parlamentar Antirracista e de Promoção à Igualdade Étnico-Racial, além dos projetos de lei que reforçam e protegem a cultura de matriz africana, em Aracaju.
“Eu apresentei naquela Casa algumas ações, a exemplo da formação da Frente Parlamentar antirracista e de promoção à igualdade étnico-racial, acho que deve ser uma ação feita em todo o parlamento municipal do Brasil. Também apresentei uma lei, que está em tramitação nas comissões, que salvaguarda as casas de santo da cidade de Aracaju, o patrimônio cultural e material daquelas casas. Apresentei também uma legislação que aprimora e facilita o acesso à isenção tributária das casas de santo, além da legislação que dá protagonismo no processo de aniversário da cidade de Aracaju, incluindo uma ação que diz respeito às religiões de matriz africana”, pontuou.
Por fim, Bittencourt agradeceu o convite que recebeu do Partido Democrático Trabalhista para participar do Encontro e reafirmou, “sou vereador do partido que tem nomes consagradíssimos na luta em favor da questão racial no Brasil, um partido com parlamentares e quadros nacionais muito destacado. Agradeço ao PDT pelo convite. Fiquei muito feliz”.
Além do vereador Professor Bittencourt, também participaram da mesa: Matilde Ribeiro – ex-ministra de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR; Olívia Santana – deputada estadual da Bahia (PCdoB-BA); Lídice da Mata – deputada federal (PSB-BA) e Benedita da Silva – deputada federal e ex-governadora do Rio de Janeiro (PT-RJ).
Câmara d0s Depuados
Ainda em Brasília, após o encerramento do Encontro Nacional de Parlamentares Negras e Negros, o vereador Professor Bittencourt, juntamente com o Secretário de Promoção de Igualdade Racial do PDT, Ivaldo Paixão, fez uma visita de cortesia ao Presidente do PDT e líder do partido na Câmara dos Deputados, André Figueiredo (PDT-CE).
“Agradeço por ter sido recebido cordialmente. Foi uma visita em que pudemos conversar um pouco sobre a política nacional, a situação do partido em Aracaju e no estado de Sergipe e o sucesso da administração do prefeito Edvaldo Nogueira”, pontuou o vereador.