Segmento faz parte da estratégia de qualificar e conectar a militância pedetista com as reais necessidades da população
A Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) lançou, nesta terça-feira (11), o Núcleo de Base Nacional da Saúde Pública (NNBS), que atuará por meio da parceria estabelecida entre militantes do PDT e especialistas do setor. O principal objetivo do projeto é promover a criação de políticas públicas efetivas, por meio da discussão ampla de pautas relacionadas à saúde pública no Brasil, à defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e às condições de trabalho dos profissionais da área.
E a primeira atividade no topo das programações é a realização da Conferência Trabalhista da Saúde, visando incidir na Conferência Nacional de Saúde que será realizada este ano.
Para Manoel Dias, presidente nacional da FLB-AP e secretário-geral nacional do PDT, a iniciativa é mais uma demonstração da importância de promover o fortalecimento do partido não apenas pelo imprescindível conhecimento de sua história, mas também conectando a militância com a realidade de cada setor da sociedade, para fomentar quadros mais qualificados para trazer soluções alinhadas com a ideologia trabalhista.
“É de extrema importância os núcleos de base na organização da sociedade e na formação política da nossa militância, para o crescimento qualitativo do PDT e, consequentemente, para a formulação de políticas públicas eficientes e alinhadas com as nossas bandeiras, que é o legado deixado por Getúlio, Jango, Brizola”, destacou Manoel Dias.
João Cyrilo, secretário nacional de Núcleos de Base, ressalta que as Conferências Trabalhistas serão fundamentais para inspirar a militância, devido, sobretudo, às pautas condizentes com a realidade local onde cada uma está inserida.
“Essa imersão na realidade da base de nossa sociedade, com as agendas que fazem parte da vida da população, vai permitir uma presença mais engajada e consciente da nossa militância. A meta é mobilizar o PDT e apresentar as melhores soluções para o Brasil”, frisou Cyrilo.
Alinhada com as expectativas da liderança pedetista, Cristhina Brasil, coordenadora Nacional da NNBS e presidente da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), também acredita que o novo segmento representa um importante passo rumo à capacitação de uma militância preparada para atuar na linha de frente da luta trabalhista.
“Podemos considerar um grande avanço possuirmos um núcleo de base com foco na saúde pública, sendo necessário ampliar a linha de defesa das políticas de saúde, em especial com o protagonismo dos militantes e das militantes do partido”.
Também participaram da reunião de lançamento do Núcleo de Base Nacional da Saúde Pública, que foi prestigiado pela presença do senador Weverton Rocha, Jovita Rosa, coordenadora adjunta do segmento, Gaby Santos, presidenta da Juventude Socialista do Distrito Federal (JS-DF), o militante Francisco Leal, médico do Trabalho, e o militante Melquias Araújo, do PDT do Ceará.