Pedetistas foram convidados para discutir estratégias para melhorias dos serviços ao consumidor do Brasil e do mundo
O líder do PDT na Câmara dos Deputados e presidente nacional do PDT em exercício, André Figueiredo (PDT-CE), e o senador Weverton Rocha (PDT-MA) participam em Barcelona, na Espanha, do maior evento de conectividade do mundo, o Mobile World Congress (MWC). Em sua 37ª, o encontro acontece no Fira Barcelona Gran Via e reúne 80 mil pessoas de 27 de fevereiro a 2 de março na cidade espanhola.
Os pedetistas foram convidados para trocar experiências e discutir o futuro do mercado e estratégias para as melhorias dos serviços de rede ao consumidor do Brasil e do mundo, ao lado de outros parlamentares, representantes de operadoras de celular e profissionais das telecomunicações.
No encontro, André Figueiredo compartilhou as experiências exitosas de quando esteve à frente do Ministério das Comunicações, no governo Dilma Roussef. O parlamentar focou na implantação e desenvolvimento do 5G no Brasil e também expôs a importância da garantia de investimentos do Governo Federal ao Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) que, segundo ele, “foram duramente enfraquecidos nos últimos anos”.
Ao destacar a importância da presença do Brasil no evento desta amplitude, Weverton Rocha, avaliou a atuação da delegação brasileira em um relevante debate sobre inclusão digital.
“Essa troca de ideias é fundamental para o Maranhão, que sofre com a falta de conectividade”, afirmou o senador pedetista.Vamos buscar soluções inovadoras e parceiras para ajudar a levar acesso à internet para os maranhenses”, afimou Weverton Rocha, que elogiou a progamação do encontro e a oportunidade de participar de palestras e debates com a participação de executivos de teles, fabricantes de dispositivos, provedores de tecnologia, fornecedores e produtores de conteúdo.
“O encontro é uma ótima oportunidade para conhecer novas tecnologias e também aprender sobre experiências que deram certo em outros países e que podem ser aplicadas no Brasil”, declarou o parlamentar.
De acordo com o senador, temas importantes estão na pauta como, por exemplo, a aceleração do 5G, a tecnologia imersiva como novo hábito de consumo, as funcionalidades de APIs abertas em prol de proposta de valor às teles, a revolução causada pelas fintechs no setor financeiro e o digital como valor para diversas indústrias.
“É fundamental nos reciclarmos e nos atualizarmos sobre temas voltados para a tecnologia, as relações entre marcas e clientes, e os modelos de negócios que precisam se adaptar a essa nova realidade”, ressaltou.
O MWC é organizado pela GSMA, uma organização global que unifica o ecossistema móvel para descobrir, desenvolver e oferecer inovação fundamental para ambientes de negócios positivos, bem como para promover mudanças sociais.
“O Brasil precisa evoluir na área tecnológica. Somos a nona economia mundial. No entanto, em inovação ocupamos a 64ª posição. Temos que mudar esta realidade”, declarou Weverton.
MWC
Realizado desde 2006 em Barcelona, o MWC seguirá na cidade até pelo menos 2030. A GSMA, associação que representa os interesses das teles no mundo e que organiza o evento, anúncio a decisão em junho do ano passado. A primeira edição do MWC aconteceu em Bruxelas, na Bélgica, em 1987, sob o nome Pan-Europe Digital Cellular Radio Conference. A partir de 1990, quando aconteceu em Roma, na Itália, o evento passou a se chamar GSM World Congress. Nesse período, foi realizado em cidades diferentes a cada ano. Em 1996, se mudou para Cannes, na França, onde foi realizado durante dez anos. Em 2003, mudou o nome para 3GSM World Congress. Passou a se chamar Mobile World Congress em 2008. O MWC também acontece em Xangai, na China; Las Vegas, nos Estados Unidos; e Kigali, Ruanda