O prefeito de Fortaleza (CE) José Sarto (PDT) assinou, nessa quinta-feira (01), um termo de compromisso com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, com foco no bairro Jangurussu, no período 2022-2024. A cooperação faz parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF – Fortaleza para cada criança e adolescente, e tem como objetivo integrar as áreas de educação, saúde, assistência social, primeira infância, cultura e juventude.
O pacto conta com ações como o enfrentamento da evasão escolar, atualização do calendário de vacina e prevenção de doenças para crianças de zero a cinco anos, criação de rede de proteção integral na primeira infância, além de capacitação e inserção do jovem no mercado de trabalho, dentre outras ações.
De acordo com o prefeito, o Jangurussu possui indicadores sociais que justificam a presença da ação com apoio técnico da Unicef, além de outras instituições parceiras do bairro.
“Vamos reforçar essas políticas públicas nos próximos dois anos. O Jangurussu representa a parte da desigualdade de Fortaleza que precisa ser reduzida, e a partir da integração dessas áreas e das metas estabelecidas, teremos resultados positivos para as crianças e os adolescentes do bairro. Este é um projeto piloto que estamos desenvolvendo com a Unicef e, certamente após o êxito, iremos expandir para outros bairros de Fortaleza”, enfatizou o gestor.
Fortaleza integra o grupo de oito capitais brasileiras apoiadas pelo Unicef que irão se dedicar a bairros com menor índice de desenvolvimento humano, conforme a coordenadora nacional da iniciativa Agenda Cidade Unicef, Rosana Vega.
“Este é um movimento de pessoas para a prevenção e a proteção de crianças e adolescentes contra a violência, sobretudo. Para isso, é muito importante ter acesso à escola, oportunidades laborais e acesso a saúde mental, por exemplo”, reforçou.
A coordenadora especial de relações institucionais da Prefeitura, Joana Nogueira, detalha que a ideia é trabalhar de forma sistêmica e intersetorial.
“Vamos buscar criança por criança para garantir que elas estão indo a escola, recebendo vacina, tendo esporte, lazer e perspectiva de futuro. O que a gente mais quer é bons serviços de maneira prioritária”, disse.
Saúde
Especificamente no âmbito da saúde, 11 postos de saúde terão papel fundamental para diminuir as desigualdades nesse território, através da adesão e implementação da Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI). O Programa incentiva o desenvolvimento adequado na Primeira Infância através de dez metas, que certificam os postos participantes com bom desempenho no cuidado à criança em seus primeiros mil dias de vida. O programa conta com apoio de assistência técnica da Unicef e se desenvolve em parceria com a Sociedade Cearense de Pediatria (SPCEP) e a Associação Brasileira de Enfermagem no Ceará (Coren-CE).
A meta para o Plano de Trabalho 2022/2024 é reduzir a taxa de mortalidade infantil (1 ano), por mil nascidos vivos e aumentar o número de atendimentos de crianças e adolescentes em Saúde Mental, por 100 mil habitantes.