Obra sobre o pré-candidato do PDT ao governo detalha caso de abuso ilegal do Ministério Público
O livro “Golpe derrotado — a verdade sobre a conspiração para destruir Rodrigo Neves e capturar a Prefeitura de Niterói”, escrito pelo jornalista PH de Noronha, será lançado na próxima quinta-feira (17), a partir das 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.
Editada pela Máquina de Livros, a obra aborda as ilegalidades provocadas por uma operação do Ministério Público do Rio de Janeiro que levou irregularmente o pedetista, à época com 42 anos, à prisão no final de 2018. Ao todo, foram 93 dias no pavilhão Bangu 8, do Complexo de Gericinó, na Zona Oeste da capital.
Defendido pelo criminalista Técio Lins e Silva, que escreveu o prefácio, o sociólogo foi libertado e voltou ao cargo de prefeito em março de 2019. Na sequência, concluiu o mandato, fez Axel Grael de sucesso – com vitória no primeiro turno – e despontou como um dos principais pré-candidatos ao governo do Rio.
A publicação reúne ainda, em 320 páginas, depoimentos de lideranças políticas, ex-ministros, juristas, secretários, da mulher e dos filhos de Neves que lutaram contra a arbitrariedade na cidade fluminense.
“Há exatamente 3 anos, o colegiado do Tribunal de Justiça corrigiu, por 6×1, a grave ilegalidade, injustiça e arbítrio. Retornei à minha família e ao mandato conferido por milhares de cidadãos, após ter sido praticamente sequestrado do meu lar e da Prefeitura de Niterói”, afirmou Neves, pelas redes sociais, ao anunciar o evento.