Cid Gomes e Weverton Rocha continuam entre os políticos mais influentes do Congresso Nacional


Ascom senadores Weverton Rocha e Cid Gomes
31/08/2021

Pedetistas tem se destacado pela habilidade de articulação e negociação no Senado Federal

 

Mais uma vez os senadores pelo PDT Weverton Rocha (MA) e Cid Gomes (CE) aparecem entre os políticos mais influentes do Congresso Nacional. A informação foi divulgada, nessa sexta-feira (27), pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), responsável pelo estudo ‘Os Cabeças do Congresso’.

O senador Weverton Rocha tem se destacado pela sétima vez consecutiva. Desta vez, o pedetista voltou a estar entre os mais influentes como parlamentar articulador. De acordo com o Diap, parlamentares articuladores são aqueles com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso.

Weverton está entre aqueles que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades que caracterizam um protagonista do processo legislativo como, por exemplo, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações e articulações.

A primeira vez que Weverton apareceu na lista foi em 2015, como deputado federal em ascensão. Em 2016, 2017 e 2018 voltou a figurar como negociador, destacado por qualidades como liderança e capacidade de diálogo e de manter coeso o grupo ao qual pertence. Em 2017 e 2018, Weverton foi líder da bancada do PDT na Câmara. Em 2018, ele foi líder da Minoria, partidos que faziam oposição ao governo do presidente Michel Temer.

Já o senador Cid Gomes, desde que iniciou seu mandato como senador, em 2019, se destaca pelo terceiro ano consecutivo. De acordo com a definição do DIAP, os cabeças são aqueles parlamentares que “conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de algumas qualidades e habilidades com a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão”.

Nesse ano, Cid Gomes ganhou destaque como debatedor e pela presença constante na tribuna discutindo os temas de interesse nacional. A pesquisa destaca ainda o fato de o senador ser líder do PDT no Senado Federal, membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e da Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

Outro ponto da atuação parlamentar do senador a ganhar destaque foi a prioridade dada aos temas relacionados com à educação, como a relatoria das propostas de emenda à constituição (PECs) 18/2018 e 19/2017, a primeira que assegura a educação básica gratuita em escolas públicas e privadas e a segunda que proíbe o Poder Executivo de baixar medidas provisórias que afetem as diretrizes e bases da educação. As duas matérias estão em tramitação no Senado Federal.

Critérios do Diap

Para fazer a classificação, o Diap adotou critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança. Com base nesses critérios, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos. São considerados também resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.

DIAP

O DIAP é o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, fundado em 19 de dezembro de 1983, para atuar junto aos Poderes da República, em especial no Congresso Nacional, com vistas à institucionalização e transformação em normas legais das reivindicações predominantes, majoritárias e consensuais do movimento sindical.