Governado pelo pedetista Waldez Góes, o Amapá apresentou, em seu último boletim epidemiológico do dia 19 de junho, uma queda de 53% na mortalidade relacionada a covid-19. A taxa de mortalidade avalia a quantidade de mortes em relação a população de maneira geral, e coloca o estado na 12ª posição de mortalidade por covid-19 no país. A taxa de hospitalização caiu 24% e o número de atendimentos em UBS teve baixa de 13%.
Atualmente o Amapá possui a menor taxa de letalidade do Brasil, o que representa um quantitativo de óbitos baixo em relação às pessoas que possuem a doença ativa.
De acordo com o secretário de Saúde, Juan Mendes, as medidas de fiscalização e de vigilância sanitária, que foram intensificadas para assegurar o cumprimento das medidas de proteção à vida conciliadas a ampliação dos grupos de vacinação, são os principais motivos para esses dados positivos.
“Há quatro semanas estamos apresentando uma importante queda nas taxas de ocupação e disseminação do vírus. O momento é de fortalecer ainda mais as medidas de prevenção à vida para que possamos vencer o vírus”, reforçou Mendes.
Taxa de ocupação de leitos
O Estado do Amapá possui atualmente 189 leitos clínicos adultos ativos. Desses, 71 estão ocupados, o que representa uma taxa de 39,66% de ocupação. Já os leitos clínicos pediátricos somam 21, sendo que 5 estão ocupados, representando uma taxa de 23,80% ativos.
O número de leitos de terapia intensiva adultos no Amapá é de 150, e os 86 ativos representam uma taxa de ocupação de 57,33%. Leitos de terapia intensiva pediátricos totalizam quatro e, neste momento, nenhum está ocupado.