O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), recebeu o cônsul-geral da França no Recife, Hugues Fantou, na manhã desta quinta-feira (06), no Paço Municipal. A visita de cortesia teve como objetivo estimular as relações entre a capital cearense e o governo francês, que vê a cidade como parceira estratégica na região Nordeste.
“Temos interesse em aproveitar todas as oportunidades que tivermos de fazer parcerias e intercâmbios com a França. Será um grande prazer estreitarmos essas relações”, afirmou o prefeito Sarto, sobre as possibilidades nas esferas econômica, cultural e tecnológica.
Durante o encontro, Hugues Fantou destacou os eixos prioritários de cooperação da França no Nordeste, que incluem água e saneamento, cidades sustentáveis e energias renováveis. O cônsul ressaltou ainda os esforços do presidente francês, Emmanuel Macron, para estimular startups, o que pode resultar em importantes trocas de experiências com o Brasil.
De acordo com Hugues Fantou, existem cerca de 400 franceses residentes no Ceará inscritos no Consulado e muitos dos que vêm ao estado e para o Nordeste para empreender investem na área de turismo. Por isso, está sendo realizado até 7 de maio o seminário virtual “Turismo Sustentável, os Encontros Franco-brasileiros: uma das respostas à crise provocada pela Covid-19”.
Segundo o cônsul, o seminário tem o objetivo de compartilhar experiências entre profissionais de turismo na França e no Nordeste brasileiro e instituir um selo trilíngue (português, inglês, francês) de atendimento nas pousadas para encorajar profissionais da área a estudar a língua francesa.
Também participaram do encontro, o cônsul-adjunto da França no Recife, Jérémie Faucon, a cônsul honorária da França em Fortaleza, Fernanda Jensen, e a assessora de assuntos institucionais da Prefeitura de Fortaleza, Joana Nogueira.