Em nota, Núcleo de Educação da Fundação Leonel Brizola de Pernambuco defende adiamento das provas do Enem


PDT do Recife (PE)
03/04/2020

Durante a longa jornada de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), professores e alunos caminham unidos, dedicando-se ao máximo para garantir notas que possibilitem o ingresso no ensino superior e/ou técnico.

Em mais uma atitude arbitrária, a atual gestão do Ministério da Educação (MEC) mostra completa desconexão com o processo de ensino e aprendizagem e manteve as datas para a realização do Enem. Isso mesmo em meio a pandemia que nos afastou das salas de aula presenciais.

É verdade que os profissionais da educação têm se esforçado neste momento de crise, gravando vídeo aulas, enviando materiais de estudos para seus alunos, rompendo a barreira da distância para que a educação não pare. O Brasil deve se orgulhar de seus professores. Todavia, milhões de estudantes não têm acesso à internet e às ferramentas tecnológicas. Ou seja, a manutenção das datas da prova do Enem prejudica sobretudo os estudantes mais pobres deste país.

Somos incisivos em (re)afirmar: o ministro da Educação do Governo Bolsonaro, Abraham Weintraub, não está à altura do seu cargo e a manutenção das datas do Enem é mais uma prova disso. Todo profissional da educação, com o mínimo de responsabilidade e empatia, converge com o entendimento de que esse é o momento de tranquilizar os milhares de estudantes do país e adiar a prova do Enem.

Esse é o posicionamento que defendemos enquanto educadores do Núcleo de Educação da FLB-AP de Pernambuco. Ainda com o intuito de defender os estudantes brasileiros, o PDT ingressou com uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a portaria do MEC que manteve o calendário do Enem.

Aos nossos alunos e alunas, continuaremos aqui, mesmo em plataformas EaD, lutando para manter uma educação libertadora. Contem conosco!

Pedro Josephi
Presidente FLB-AP Pernambuco

Rodrigo Bione
Diretor de Educação FLB-AP Pernambuco

Rodrigo Dantas
Diretor de Educação FLB-AP Pernambuco

Danúbio Santos
Diretor de Educação FLB-AP Pernambuco