Fundação Leonel Brizola do Rio de Janeiro recebe embaixador do Saara Ocidental


FLB-AP/RJ
18/10/2019

A Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini do Rio de Janeiro (FLB-AP/RJ) recebeu na última quinta-feira (17) o embaixador Emboirik Ahmed, representante da República Árabe Saaraui Democrática. No evento,  ele falou sobre a luta saaraui para a libertação do território do domínio marroquino e autonomia administrativa. Hoje o país não é reconhecido pela maioria dos estados nacionais, incluindo o Brasil – que recentemente deu passos no sentido de o reconhecer, mas o processo foi paralisado desde o impeachment de 2016.

Na palestra, também esteve presente o cônsul-geral da Venezuela no Rio de Janeiro, Sr. Edgar González Marín.

O Sr. Ahmed agradeceu ao PDT por ter permitido o evento em que pôde falar sobre a situação do país e ser ouvido. Disse que recebeu um grande “calor humano” e que toda a solidariedade recebida o fortaleceu para o trabalho no Brasil. “O problema fundamental é que aqui, no Brasil, é muito pouco conhecida a causa saaraui, por isso a importância desse tipo de ato em que venham pessoas conhecer pouco a pouco e estendendo a todo Brasil”, completou o embaixador.

Everton Gomes, vice-presidente da FLB-AP/RJ, estendeu a solidariedade ao povo saaraui e ao povo venezuelano, destacando que a luta do PDT nas assembleias da Internacional Socialista, organização em que o partido ocupa a vice-presidência através do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, é a de combater o imperialismo e as novas formas de colonização. Para Gomes, o PDT está muito feliz em receber esse tipo de evento através de uma figura importante para compartilhar com o partido a luta anti-imperialista e anticolonialista.