Começa a caminhar processo de estadualização da BR 262. O trecho em questão – a partir do KM zero na cabeceira da Ponte Governador Gerson Camata até o Trevo da Ceasa, KM 7,2 – é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Provocado pelo deputado estadual Marcelo Santos (PDT-ES), o superintendente do regional, Romeu Scheibe Neto, através de ofício, demonstrou interesse na proposta apresentada pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Estado (CoinfraES), elaborada em agosto deste ano.
A rodovia é porta de entrada de Cariacica, onde se encontram empresas de setores industriais, comércio e prestação de serviço, apresentando-se como um importante polo comercial do estado. O trecho ainda está ligado ao corredor logístico da estrada Leste-Oeste, que corta Vila Velha e Cariacica, José Sette, além de acessos à avenida Alice Coutinho, região de Jardim América e Estádio Kleber Andrade.
“Essa pode se tornar a principal avenida de Cariacica, totalmente humanizada, com ciclovia, espaço para o cidadão fazer sua caminhada, praticar seu exercício físico e melhorar os acessos aos bairros do município, dando uma nova dinâmica ao trânsito da Grande Vitória com mais segurança e qualidade de vida para o capixaba”, comentou Marcelo Santos.
É antigo o desejo de estadualização da via. Em 2015, o plano já havia passado pela CoinfraES, com ofício encaminhado, à época, ao então ministro de Transportes, Antônio Carlos Rodrigues.
“Esse trecho é mais capixaba do que federal e é um desejo de toda a Região Metropolitana, já que é eixo importante da mobilidade urbana da Grande Vitória”, crava o presidente da CoinfraES, Marcelo Santos.
Justificando o desejo de transferir a responsabilidade do trecho federal para o Executivo capixaba, ele afirma que as resoluções sobre os problemas do trecho são lentas, pois “para a realização de intervenções são necessárias aprovações do governo federal, distantes da realidade da via, que carece de respostas rápidas, para não estagnar cidades e economias, e por isso, é fundamental que o estado assuma a responsabilidade”, argumenta.
“São diversos investidores que não conseguem viabilizar seus empreendimentos na região por conta da lentidão e distância do governo federal, o que pode mudar essa dinâmica e aumentar o volume de negócios para a cidade e, consequentemente, para o Estado”, complementou o deputado.
De acordo com o superintendente regional do Dnit-ES, os próximos passos dependem de “manifestação formal do governador para prosseguimento do pleito” que, inclusive, já falou publicamente dessa intenção. Por isso, o próprio chefe do Poder Executivo capixaba também foi oficiado por Scheibe Neto para que possa informar o interesse do Espírito Santo em administrar o trecho da rodovia.
“Estamos em processo acelerado de estadualização do trecho que compreende toda a extensão federal da Segunda Ponte, seguindo até o Trevo da Ceasa. Tanto o governo capixaba quanto o federal já estão de acordo nesse procedimento. Agora o processo é mera formalidade”, finalizou o deputado.