Sérgio Vidigal defende autoridade metropolitana para gerenciar transportes


Ascom deputado federal Sérgio Vidigal
13/09/2019

O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES), que é membro da comissão especial da mobilidade urbana, defendeu, nessa terça-feira (10), em audiência com debate sobre o transporte por meio de veículos sobre trilhos, como metrôs e trens de subúrbio, a implantação de autoridades metropolitanas.

Durante audiência pública, Vidigal comentou que a instituição desse tipo de órgão se faz necessário não somente para tratar do transporte público, como também de outros setores essenciais como concessões, saneamento, resíduos sólidos, entre outros.

“Deveríamos ter uma autoridade metropolitana para discutir e buscar medidas que proporcionem melhor qualidade de vida aos cidadãos. Infelizmente, os projetos no país não são projetos de nação, são projetos às vezes de poder ou do governo que está instalado naquele momento. Então, talvez esse seja o grande desafio nosso aqui na gestão pública no Brasil”, comentou.

Estiveram presentes o presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Silvani Alves Pereira; o pesquisador e professor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Eduardo Haddad; o presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros (ANP) sobre Trilhos, Joubert Fortes Flores Filho; e o ex-presidente da Companhia PTM e do Metrô de São Paulo, Sérgio Avelleda.

Questionamentos

Para Silvani Alves Pereira, o deputado perguntou qual é hoje o maior problema enfrentado pela companhia metropolitana de São Paulo. E como tem se articulado com as demais companhias da secretaria de transporte metropolitana do governo do Estado de São Paulo para melhorar o transporte.

Joubert Fortes Flores Filho foi questionado sobre quais medidas podem ser tomadas pelo Governo Federal para incentivar os gestores municipais e metropolitanos a implantarem sistemas de metrô.

Vidigal questionou também com relação à questão energética, se a concessão de benefícios tarifários poderia tornar os modos sobre os trilhos mais viáveis. E, como em outras cidades do mundo, a execução e operação do metrô são atribuídas a um só ente e, ainda, como proporcionar rentabilidade ao investimento em metrô e, assim, atrair o capital privado, mantendo o valor das tarifas em patamar viável para a população.

Para Eduardo Haddad, o parlamentar perguntou qual é o principal problema relacionado à mobilidade que enfrenta a cidade de São Paulo.

Respostas

Silvani Alves Pereira também defendeu a criação de uma autoridade metropolitana: “Esta Casa tem todas as condições de enfrentar esse problema com seriedade, trazer para dentro do projeto a criação da autoridade metropolitana. E, colocando, já de imediato, alguns incentivos para que os entes políticos participem desse processo de uma forma mais desprovida do interesse político e mais pensando no cidadão”, afirmou.

Enquanto isso, Joubert Fortes Flores Filho comentou que essa autoridade ficaria responsável por organizar. Em sua avaliação, este órgão também planejaria as linhas de trens e metrôs, sendo necessária a expansão desse tipo de transporte.

“A gente precisa expandir as nossas redes de alta capacidade, que são os trens e metrôs. E precisa organizar a mobilidade nas cidades.”

E o ex-presidente da CPTM e do Metrô de São Paulo Sergio Avelleda defendeu a integração dos sistemas de tarifas para reduzir a ineficiência dos transportes. Além disso, incentivar a participação dos usuários nos transportes coletivos, evitando os transportes individuais.

Eduardo Haddad ponderou que se pode aumentar a oferta de transporte público que a mudança modal ainda é residual.

“O que eu vejo é que dada a infraestrutura atual do que existe, tem como melhorar isso, que passa inicialmente por problemas de coordenação e governança. Hoje já é possível, com a infraestrutura que existe, resolver alguns problemas e melhorar a eficiência do sistema”, disse o pesquisador.