Nesse 21 de junho, lideranças trabalhistas estiveram reunidas na cidade de São Borja, na Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, cumprindo uma série de agendas em homenagem aos 15 anos do falecimento do líder Leonel de Moura Brizola. Logo pela manhã, os gaúchos, juntamente com lideranças de todo Brasil, recepcionaram Ciro Gomes e Carlos Lupi no aeroporto São Manoel.
Em seguida, as lideranças participaram de almoço na sede do PDT de São Borja, onde deram início às homenagens.
Os pedetistas dialogaram sobre a falta que Leonel Brizola faz na atual situação em que o país se encontra, sobretudo a respeito da entrega das riquezas brasileiras, que tanto alertou o líder em vida.
“Estamos na mão de entreguistas que usam a rede social para discutir o supérfluo como se fosse mais importante do que discutir o pré-sal que estão entregando”, denunciou o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.
Ciro Gomes, aclamado pelos pedetistas no evento, falou sobre as conquistas do povo brasileiro por meio do trabalhismo, sobretudo a respeito da atual estagnação econômica em que o país se encontra. Também discorreu sobre a importância de manter vivos os ideais de Getúlio e Brizola e criticou o atual governo.
“De um tempo pra cá, nunca mais se fez nada no Brasil além de vender, entregar e destruir”.
Ciro lamentou a gestão do atual presidente Jair Bolsonaro: “Sob ponto de vista de patrocínio do interesse nacional, é absolutamente chocante ver nove generais ministros, hoje, que são humilhados dia-a-dia por Bolsonaro, e mais 122 oficiais superiores, ocupando as diversas hierarquias do governo. Pois essa gente entregou a Embraer para Boeing. Essa gente está permitindo um enclave norte-americano no território brasileiro, na Base de Alcântara”.
A deputada Juliana Brizola, neta do ex-governador Leonel Brizola, falou da falta que o avô faz: “Libertar o povo brasileiro e proporcionar uma educação pública de qualidade para nossas crianças sempre foi o sonho de meu avô, e o Ciro trouxe de volta aos pedetistas a esperança de sonhar com um projeto de desenvolvimento nacional”.
A parlamentar também afirmou estar muito feliz com os rumos do PDT: “Fico muito honrada por saber que a direção do nosso partido faz de tudo para manter o legado de Brizola vivo nos dias de hoje”. Ciro defendeu o nome da neta de Brizola para mudar os rumos da Capital. “Juliana Brizola está pronta para dar o que o povo de Porto Alegre precisa”, afirmou.
Após o almoço, os pedetistas visitaram o jazigo de Leonel Brizola, no Cemitério Jardim da Paz. No decorrer da tarde, participaram de Sessão Solene em homenagem aos 15 anos sem Brizola na Câmara Municipal de São Borja e, logo após, realizaram “Debate popular sobre a reforma da previdência”, liderado por Ciro Gomes.