A Juventude Socialista do PDT participou, de 06 a 10 de fevereiro da 11° edição da Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Salvador (BA), na Universidade Federal da Bahia .
O movimento também marcou presença no segundo dia de evento, na mesa de Ciro Gomes, para discutir a conjuntura nacional, além de diversas outras atividades.
Juntamente com a Bienal, ocorreram, pela primeira vez juntos, o Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) e o Encontro Nacional de Grêmios da UBES, que tem como objetivo atualizar a opinião e o posicionamento da UNE, sobre os principais temas nacionais, para o próximo período, incluindo educação, política, desenvolvimento social e nacional, por meio de mesas de debates, grupos de discussão, atos culturais e uma plenária final.
SEMINÁRIO DO REINVENTAR
No dia 08, a Juventude Socialista realizou o Seminário Nacional do Reinventar, reunindo estudantes de 12 estados brasileiros.
No encontro, houve vários debates sobre o papel do movimento estudantil, perspectivas para a ação nos estados e uma roda de conversa com Deputado Túlio Gadelha (PDT-PE) juntamente com a Deputada Estadual do Rio Grande do Sul, Juliana Brizola e os ex presidentes nacionais da JS, Everton Gomes e Júlio Brizzi, que debateram sobre novas formas de fazer política e mobilizar a juventude.
João Victor Escórcio, coordenador nacional do Reinventar falou da importância do Seminário. “É nesse espaço coletivo que temos a capacidade de coesionar nossas posições políticas e planejar nossos próximos passos”.
Stefany Neves, Diretora da UBES pela JS fez um desafio a todos: “Vamos colocar a mochila nas costas e correr o Brasil construindo o Reinventar”.
O encerramento do evento foi feito pelo presidente nacional da JS, William Rodrigues, que aprofundou o sentimento de avanço. “Vamos construir o maior movimento que a JS já coordenou rumo aos Congressos da UNE e da UBES”.