A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) se reuniu, nesta terça-feira (22), com o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, para solicitar a relação de equipamentos hospitalares necessários que estão em faltam nos hospitais públicos do Tocantins, com o propósito de auxiliar o Governo a sanar esse problema.
“Com a relação em mãos me unirei à bancada federal para buscar recursos em Brasília e suprir as necessidades em equipamentos hospitalares”, informou a Senadora.
Outro tema da pauta com o secretário Renato Jayme é a demanda de médicos especialistas sobre o valor dos plantões pagos pelo Estado. Médicos de especialidades consideradas raras, como Pediatria e Neurologia, por exemplo, recebem o dobro dos demais especialistas, enquanto cirurgiões de Oncologia, Cardiologia e Nefrologia ganham o mesmo valor de médicos que não têm especialidade. Kátia Abreu pediu ao Secretário que analise essa distorção, que segundo os médicos, acontece desde o governo anterior.
A Senadora ainda solicitou a previsão de conclusão da segunda etapa do Hospital Geral de Gurupi, cujos recursos estão à disposição do Estado há mais de cinco anos. Segundo o Secretário, os entraves estão sendo solucionados na Caixa Econômica Federal.
Finalizando a reunião, Kátia Abreu tratou sobre reunião com prefeitos da região do Bico do Papagaio, em Augustinópolis, no início de fevereiro, sobre o bom funcionamento do Hospital Regional de Augustinópolis.