Mais de dez mil pessoas saíram às ruas de Parintins, localizada a 360 quilômetros de Manaus, para pedir o retorno de Amazonino Mendes (PDT) ao governo do estado. Na Ilha Tupinambarana, o candidato pedetista participou de uma gigantesca carreata e, em seguida, caminhou ao lado da multidão em busca da reconstrução do Amazonas.
Amazonino foi o responsável por colocar o município na rota do turismo internacional e intensificar a economia local, com a criação do bumbódromo, que profissionalizou as apresentações dos bois Garantido e Caprichoso.
Anualmente, o município recebe mais de 50 mil turistas, gerando uma receita de, aproximadamente, R$ 60 milhões. “Minha identidade com Parintins é enorme. Criei o bumbódromo que valorizou aquele talento ímpar do artista parintinense e colocou a cidade na rotado turismo internacional”, frisou.
Com o grito de vitória, moradores, comerciantes, artistas e líderes dos movimentos sociais manifestaram apoio ao candidato. As duas maiores representações da cidade, os bumbás Garantido e Caprichoso deixaram a disputa de lado e se uniram em prol da candidatura do ex-governador.
Para o prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB), a manifestação popular desta quinta-feira (27) é um reconhecimento por tudo que o ex-governador realizou na cidade.
“Ele merece todo o nosso respeito, nossa atenção pelo grande trabalho que realizou enquanto governador. Construiu o bumbódromo, desapropriou três áreas e doou a terra aos moradores. Ele apostou na economia do turismo, gerando emprego e renda à cidade. Todo o reconhecimento necessário a esse líder político amazonense”, comentou Bi.
Obras na cidade
O líder da coligação “Movimento pela reconstrução do Amazonas” foi o responsável ainda por implantar o primeiro campus da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na cidade. Além de construir escolas, o candidato reformou outras 14 unidades educacionais.
Amazonino Mendes entregou terras aos moradores dos bairros Paulo Correia e Itaúna, levando desenvolvimento e infraestrutura às comunidades, com a construção de pontes, saneamento, pavimentação e muros de contenção na margem do rio Amazonas.
Além do bumbódromo que no decorrer do ano oferece cursos de aprendizagem, Amazonino construiu a sede para ensaios dos bumbás, conhecida como “curral”.