A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesse domingo (7) uma sessão solene em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado no dia 5 de julho. O encontro foi solicitado pelo deputado estadual Heitor Júnior (PDT). A data coincide com o dia do nascimento de Oswaldo Cruz, maior nome da história da vigilância sanitária no Brasil.
Na oportunidade, Heitor Júnior ressaltou que a vigilância sanitária é uma prática que condiciona as liberdades individuais aos interesses públicos. Ele destacou ainda as ações realizadas no Estado no combate às hepatites.
“A atividade tem caráter preventivo e atravessa todas as práticas médicas, da prevenção ao combate às doenças. Eu milito já faz algum tempo na área da saúde, principalmente na prevenção e combate às hepatites e por isso sei do compromisso com que os profissionais da Vigilância Sanitária trabalham. São profissionais exemplares, que nos orgulham muito”, disse.
A diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Albertina Costa, parabenizou os vigilantes sanitários e destacou a importância desses profissionais para o bem-estar da sociedade. Ela frisou que é a primeira vez que a Vigilância Sanitária está sendo pautada em todo Brasil.
Para Karla Baeta, representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Acre (Anvisa), a Vigilância Sanitária é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).