O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em visita a Ribeirão Preto, no interior paulista, lançou o vereador Ricardo Silva (PDT) como pré-candidato a prefeito nas eleições municipais de 2016 na sucessão de Dárcy Vera (PSD). A informação foi divulgada pelo jornal “A Cidade”, que ontem (20/1) recebeu em sua redação o ex-ministro do Trabalho.
O vereador Ricardo Silva, que foi candidato a deputado federal na última eleição e obteve cerca de 100 mil votos, não se elegeu. Mas recebeu sinal verde de Lupi para começar, desde já, a articular apoio de outros partidos para a construção de ampla coligação para apoiá-lo na eleição municipal. Outras legendas também se articulam para a definição de seus candidatos.
Apesar de Ricardo não ter se elegido, Lupi garante que seu desempenho foi “uma vitória política” e isto o credencia. “Diante desta vitória, Ricardo é nosso candidato a prefeito e é a hora dele começar a articular apoio a sua candidatura”, disse Lupi ao jornal.
Ricardo pretende ainda pensar a respeito. Já Lupi frisou que a candidatura de Ricardo Silva “marcará a reestruturação do partido no Estado de São Paulo”. Ele destacou: “Será nossa prioridade número um: Ricardo é alternativa de renovação da política em Ribeirão Preto porque é jovem e está preparado”, frisou Lupi.
O presidente nacional do PDT acrescentou que a partir do momento em que Ricardo assumir ser candidato, o fato abrirá as portas para novas filiações ao PDT em São Paulo. “Ricardo precisa fazer as costuras internas necessárias e buscar alianças para viabilizar o seu programa de governo, a sua candidatura e até o seu tempo de televisão”, explicou Lupi.
Já o vereador, prudente, disse ao jornal: “Quero agradecer a confiança, mas neste momento estou focado no meu trabalho. Também estou focado no fortalecimento do partido na cidade”, disse o vereador, explicando que vai esperar um pouco antes de dar a palavra final.
O jornal, que recebeu visita de Lupi, explicou que “caso se confirme como candidato até abril de 2016, Ricardo Silva lutará contra o baixo tempo de televisão – o PDT tem pouco mais de um minuto”. Já Lupi fez questão de dizer que não vê a questão do tempo de TV como algo desfavorável. “O Ricardo é uma força política consolidada”.
Se o PDT se antecipar com a candidatura de Ricardo Silva a prefeito, outros partidos também se articularão nos bastidores para definir prováveis candidatos, concluiu o jornal.
OM – Ascom PDT/A Cidade