O prefeito Paulo Mustrangi recebeu na manhã de ontem (11) na sede da Subprefeitura, em Itaipava, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. No encontro, Mustrangi foi informado sobre um conjunto de medidas promovidas pelo ministério para a qualificação de trabalhadores, com o objetivo de auxiliar a cidade a se recuperar das perdas em função das chuvas do dia 12 de janeiro deste ano.
“Quero agradecer a presença do ministro Carlos Lupi e dizer que temos muito trabalho pela frente para que todas as áreas atingidas sejam recuperadas. A união de forças foi e continua sendo fundamental. A parceria entre as três esferas de governo foi o que garantiu o pronto atendimento às vítimas e é esse trabalho em conjunto que vai dar condições da economia da região atingida voltar a respirar”, enfatizou Mustrangi.
Lupi esclareceu que dentro do pacote de auxílio estará a inserção do Plano Setorial de Qualificação (Planseq). A medida vai beneficiar os moradores das localidades atingidas pelas chuvas em Petrópolis que tenham perdido seus empregos e que agora poderão participar de cursos de qualificação, com foco principal para a área de construção civil. A expectativa é que cerca de 12 mil trabalhadores em todos os sete municípios atingidos sejam atendidos pelo projeto.
Outra medida anunciada por Lupi durante a reunião prevê a concessão do Bolsa Qualificação. A medida atenderá os trabalhadores de empresas que tenham suas atividades seriamente comprometidas. Com isso, os empresários suspendem os contratos de trabalho por até cinco meses e nesse período os empregados ficam liberados para participar de cursos de qualificação, conveniados com a Secretaria Estadual de Trabalho. Durante o período estipulado, os salários de até R$ 1.010 serão mantidos com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
“Essa medida vai evitar um quadro de desemprego crítico, ao mesmo tempo permitirá que as empresas se recuperem. Quando o trabalhador retornar, ele estará mais bem qualificado e a empresa também ganhará com esse sistema, com pessoal mais preparado”, disse Lupi.
Petrópolis também receberá o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). Pessoas de 18 a 29 anos recebem uma bolsa de R$ 100 enquanto participam de cursos de capacitação por seis meses. As aulas serão nas áreas de construção civil e de hotelaria.
“Outra ótima notícia para a cidade. Também temos que ajudar os jovens que tiveram problemas com as chuvas a se estabelecer para que possam ajudar suas famílias”, destacou Mustrangi.
O ministro também anunciou a construção de um centro de economia solidária para oferecer sustentação e capacitação aos pequenos produtores rurais. De acordo com Lupi, neste local os produtores poderão expor e comercializar seu cultivo, além de obter todas as informações necessárias sobre como recomeçar com suas atividades. Todas as medidas que foram anunciadas pelo ministro terão início de forma imediata, tão logo haja os ajustes necessários com o governo municipal.
Lupi e Mustrangi visitam áreas afetadas
Após o término da reunião, o ministro Carlos Lupi e o prefeito Paulo Mustrangi visitaram as áreas afetadas pelas chuvas. Lupi disse que ficou chocado com o quadro que presenciou. “Freqüentei essa região há vinte anos atrás e não reconheço mais esse lugar. Foi muito trágico o que aconteceu aqui”, disse ele.
Mustrangi e Lupi foram ao encontro do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouveia Vieira. Durante este encontro, o ministro disse que “foi muito doloroso ver de perto o que aconteceu neste lugar. Mas a população local, o governo municipal e todos os empresários da região podem contar comigo para que juntos possamos reconstruir este local tão lindo”.
Mustrangi esclarece dúvidas dos moradores
Em sua visita ao Vale do Cuiabá, o prefeito Paulo Mustrangi também conversou com diversos moradores da região e esclareceu dúvidas sobre a situação habitacional do local.
“Ninguém vai tirar o direito à propriedade de nenhum morador. Muitos boatos são implantados, mas estou aqui desde o primeiro dia do evento e só vou sair daqui quando todas as questões estiverem resolvidas. Quero tranqüilizar os moradores do Cuiabá que nenhuma atitude ou ação será tomada sem o respaldo da comunidade. Vamos discutir e nos reunir para que todas as medidas sejam tomadas em conjunto”, finalizou.
Prefeito recebe ministro Carlos Lupi em Itaipava | |||
|