O livro “El Caudillo Leonel Brizola, um perfil biográfico”, do jornalista FC Leite Filho, publicado pela Editora Aquariana, será lançado em Campinas (SP) no próximo dia 23/04, uma quinta-feira, às 19 horas, no I Festival Internacional da Leitura de Campinas (FILC), na Estação Guanabara, na Rua Mário Siqueira, 829, Jardim Guanabara.
El Caudillo já foi lançado em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Teresina; e agora chega a Campina na sua segunda reimpressão. São 544 páginas e três galerias de fotos, a partir de farta documentação e depoimentos de 50 testemunhos, abordando o itinerário político de Leonel de Moura Brizola.
O I FILC, marcado para a semana de 18 a 26 de abril, é uma realização da Prefeitura de Campinas, em colaboração com a Unicamp. Tem como homenageado o escritor Monteiro Lobato e uma programação constando de encontros com escritores (os outros convidados são Fernando de Moraes, Moacir Scliar, Afonso Romano de Santana), exposições cênicas e musicais, exibição de filmes e palestras com convidados.
Por mais de 50 anos, Leonel Brizola sacudiu a política brasileira com um feitio ousado e desafiador. Aos 37 anos, surpreende os Estados Unidos desapropriando uma de suas empresas, em Porto Alegre , e aos 39, enfrenta e vence o Exército, que vetara a posse do Vice-Presidente João Goulart. Tudo a partir de sua mensagem incandescente e uma noção de estratégia só comparável aos grandes generais da história. Brizola, o fundador do PDT, foi um político de grande votação e um gestor arguto que introduziu o moderno planejamento na administração pública brasileira, quando revolucionou a educação.
Por que ele não se elegeu Presidente, em 1989, quando já tinha dado a volta por cima da cassação e do exílio de 15 anos? É o que se propõe a relatar e avaliar o repórter e analista político FC Leite Filho, que conheceu Brizola no Encontro de Lisboa, dias antes da anistia, em 1979, quando com ele entabulou uma longa convivência que.
É desta aproximação e do material que colheu em viagens pelo Rio Grande, Uruguai, Argentina, Lisboa, Paris, Nova York e Washington (Biblioteca do Congresso Americano), que o autor tenta enfocar os altos e baixos do último dos grandes caudilhos sul-americanos.
Diz o prefácio do jornalista e ex-deputado Neiva Moreira, de 90 anos, secretário-geral da Frente Parlamentar Nacionalista (1964) e um dos braços-direitos de Brizola:
“Aqui se retrata a longa e acidentada ação política e social e os pequenos e grandes fatos da vida deste brasileiro, com quem convivi por mais de 40 anos, tanto nos momentos de glória como nos de opróbrio.” O livro tem o formato de 16 X 23, com 544 páginas e custa R$ 60,00.
Sobre o autor: Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos. Aos 18, seguiu para Fortaleza, onde, também atuando no radiojornalismo, terminou o segundo grau e fez o primeiro ano de jornalismo na Universidade Federal do Ceará – UFC. Mudou-se em seguida para Brasília. Aí residindo, desde 1968, e onde terminou seu curso na UnB, em 1970, militou nos principais jornais – Correio Braziliense, Diário Popular (SP), Estado de Minas, Jornal do Brasil, Correio do Povo(RS), O Globo e Folha de S. Paulo. Começou na reportagem de cidade, depois cobriu Educação, de onde foi deslocado, em 1974, para a cobertura do Congresso e Poder Executivo. Entre 1977-78, atuou como correspondente do Correio Braziliense, em Londres. Daí para cá, vem alternando sua atuação na mídia pública e privada, sendo atualmente analista político e assessor de imprensa na Liderança do PDT, Câmara dos Deputados. Desde 2007, edita o blog Cefá na Política.
Leonel, um brasileiro | Comentário de Gilberto Vasconcelos na “Caros Amigos” | Brizola sem retoques, revista Carta Capital | El Último Caudillo Brasileño | Entrevista a Paulo Henrique Amorim | Site do Festival Internacional da Cultura de Campinas – FILC |