Ao eleger 344 prefeitos e 3.509 vereadores no primeiro turno das eleições municipais deste ano, totalizando 5.964.424 votos para os seus candidatos, o PDT mostrou a sua força como o 6º maior partido político brasileiro em total de votos e quinto em termos de crescimento se comparado o resultado das eleições de 2004 com o resultado de 2008. Em 2004 o PDT elegeu 297 prefeitos e, este ano, elegeu 344 um bom resultado, embora abaixo da expectativa.
Em todo o Brasil o PDT elegeu 236 vice-prefeitos e, também, 3.509 vereadores. Quanto aos prefeitos, em números redondos, o PMDB foi o partido que apresentou maior crescimento nessas eleições, elegeu mais 149 prefeitos do que já tinha totalizando agora 1.194 prefeituras sob seu controle. O PT veio logo atrás em termos de crescimento: elegeu mais 148 prefeitos do que na eleição passada, totalizando agora 548 prefeituras.
O desempenho do PSB, elegendo mais 138 prefeitos , totalizando 309, foi o terceiro melhor da eleição de 2008; ficando o PDT com o quarto melhor desempenho na conquista de novas prefeituras: elegeu mais 47 prefeitos, totalizando agora – 344 prefeituras sob seu comando.
Em termos relativos, o maior crescimento percentual desta eleição, em relação a 2004, foi o do PC do B. Passou de 10 prefeituras para 39, um crescimento de 290%. O PSB também cresceu muito percentualmente: de 171 prefeitos em 2004, elegeu este ano 309 prefeitos um crescimento de 80,70%. Já o PV também apresentou bom crescimento em números percentuais: de 55 prefeituras, passou para 77, um crescimento de 40%.
Os partidos que mais perderam prefeituras foram o PPS caiu de 298 prefeituras eleitas em 2004 para apenas 132 (-55,70%); o DEM, que de 785 prefeitos eleitos em 2004 elegeu 494 este ano (-37,07%) e o PSDB, que elegeu 859 prefeitos em 2004 e 780 nestas eleições (-9,20%).
Nessas eleições, foram muitas as boas notícias para o PDT, como a eleição de dois netos de Leonel Brizola para o cargo de vereador. Leonel Brizola Neto, no Rio de Janeiro, e Juliana Brizola, sua irmã, por Porto Alegre, sendo a 6ª. mais bem votada da cidade. No Rio Grande do Sul o PDT consolidou-se como a terceira força partidária do Estado, com várias vitórias importantes como as ocorridas em nos municípios de Passo Fundo, Santo Angelo, Ijuí, Osório, São Gabriel, São Borja, Itaqui e outros.
No Maranhão, o governador Jackson Lago fez um balanço positivo das eleições municipais no Estado, pouco antes do encerramento da apuração. Ele destacou o excelente desempenho dos partidos da Frente de Libertação PDT, PT, PSDB, PSB, PMN, PRB e outros) que elegeram mais da metade dos prefeitos. Esse êxito é formidável, pois é a reafirmação do que a população decidiu há dois anos, quando mudou a nossa realidade, frisou Jackson.
No Maranhão o PDT, sozinho, elegeu 65 prefeitos uma grande vitória em relação a 2004, ano em que o PDT só conseguiu eleger 7 prefeitos. A avaliação positiva do governo tornou esse quadro possível não tenho palavras para expressar a minha alegria por este voto de confiança que a população está dando ao PDT, afirmou o governador Jackson Lago ao Jornal Pequeno, de São Luis.
No Paraná, outra boa notícia foi a eleição do deputado Edgar Bueno, do PDT, novo prefeito de Cascavel. Ele é um dos poucos deputados que se consagraram nas urnas. Foram derrotados Enio Verri (PT), em Maringá; Elton Welter (PT), em Toledo; Luiz Eduardo Cheida (PMDB), em Londrina; Dr. Batista (PMN), em Maringá; Reni Pereira (PSB), em Foz do Iguaçu; e Jocelito Canto (PTB), em Ponta Grossa.
Em Paranaguá, o prefito José Baka Filho (PDT) conseguiu ser reeleito com 39,17% dos votos, enquanto Mário Roque (PMDB) que rompeu com o governador Roberto Requião durante a campanha ficou com 29,56%. Em Matinhos, quem venceu também foi adversário do governador. Eduardo Moura (PDT) foi eleito com 59,30% dos votos, enquanto o segundo colocado, Xiquinho (PSDB) ficou com 35,98%.
Em Mato Grosso do Sul também foi muito bom o desempenho do PDT, segundo o presidente regional do partido, deputado estadual Ary Rigo, pela conquista das estratégicas prefeituras de Dourados, com Ari Artuzi, e de Paranaíba, com Zé Braquiara ambos candidatos do PDT. Para Rigo, a vitória de Artuzi em Dourados mostra que é hora de os grandes partidos fazerem uma reflexão sobre os rumos da política em Mato Grosso do Sul. Isso mostra uma insatisfação da população com o que está aí, diz.