PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA
Diretório Nacional
Brasília (DF), 30 de novembro de 2007.
Senhor Presidente
Os membros da Direção Nacional do PDT abaixo firmados vêm, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, face à notícia hoje veiculada de que a Comissão de Ética Pública da Presidência da República recomendou que o ministro Carlos Lupi deixe a presidência do partido, dizer o seguinte:
Não vemos qualquer incompatibilidade, seja de ordem ética, ou legal, no fato de o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, acumular as funções de Ministro de Estado e dirigente partidário.
O Ministro Lupi não ocupa o cargo, como bem o sabe Vossa Excelência, em seu nome pessoal. O honroso convite de Vossa Excelência foi para o Partido, que, reunido em sua legítima instância, o Diretório Nacional, decidiu, por unanimidade, indicá-lo para o cargo.
Não há um ato sequer praticado pelo Ministro Lupi, ao longo de sua reconhecidamente exitosa gestão à frente da Pasta, que não tenha sido praticado em rigorosa obediência aos princípios constitucionais da transparência, impessoalidade e probidade administrativa. Aliás, não se esperava outra conduta de alguém formado na escola trabalhista de Leonel Brizola.
Somos testemunhas temos certeza que Vossa Excelência também o é que o Ministro Carlos Lupi atende a todos que o procuram no Ministério com a mesma cordialidade, independente de opções político-partidárias, postura que o faz reconhecido como dos mais atenciosos e diligentes Ministros da sua equipe, tanto pela base do Governo, como pela própria oposição.
Não há qualquer fundamento, pois, para a surpreendente manifestação da Comissão de Ética Pública dessa Presidência no sentido de considerar incompatíveis as funções de Ministro e de dirigente partidário acumuladas pelo companheiro Carlos Lupi, razão pela qual manifestamos nossa solidariedade ao Presidente Nacional do PDT, assim como o integral apoio para que ele continue nos representando, com a dedicação, ética e competência que lhe são peculiares, na função de Ministro do Trabalho do Brasil, sem prejuízo da continuidade do pleno exercício da sua missão partidária.
Sem mais para o momento, despedimo-nos renovando protestos de elevada estima.
Atenciosamente,
VIEIRA DA CUNHA, MANOEL DIAS,
Dep. Federal, Vice-Presidente. Secretário-Geral.
Ao
Exmo. Senhor Luiz Inácio Lula da Silva
DD. Presidente da República do Brasil
Nesta Capital